Enquanto a Disney reconta a mesma história de sessenta anos atrás em seu novo filme “Cinderela”, o Guia da Semana aproveita para lembrar outros estúdios e outros diretores que também já se arriscaram no universo dos contos de fadas, mas ousaram trazer novas visões para as conhecidas histórias infantis. Confira:
10 Filmes que reinventaram contos de fadas
Relembre as melhores releituras dos contos clássicos no cinema.
Malévola (2014)
Uma das vilãs mais malignas de todos os contos de fadas, Malévola saltou de “A Bela Adormecida” para seu próprio filme, onde aparece pela primeira vez como fada e heroína, na pele de Angeline Jolie. A inversão de papéis foi polêmica, mas, sem dúvida, corajosa.
A Bela e a Fera (2014)
Protagonizada por Léa Seydoux e Vincent Cassell, a adaptação francesa é bem fiel ao conto original, também francês, mas inova ao inserir gigantes de pedra e outras criaturas fantásticas no reino da Fera, transformando o romance, em parte, em aventura.
João e Maria: Caçadores de Bruxas (2013)
O título já deixa claro que esta não é uma mera adaptação de um conto de fadas. No lugar de duas crianças gordinhas, presas na casa de doces da bruxa, João e Maria são caçadores de recompensas especializados em bruxas.
Branca de Neve e o Caçador (2012)
No sucesso de 2012, Kristen Stewart vive uma versão muito mais durona do que a doce Branca de Neve que conhecemos. No filme, o caçador treina a princesa para se tornar uma guerreira e buscar vingança.
Branca de Neve (2012)
A versão espanhola para o clássico “Branca de Neve” é uma das mais inusitadas que já chegaram aos cinemas. Aqui, a princesa é uma toureira e seus anões, uma trupe circense. A madrasta é interpretada por Maribel Verdu e Branca de Neve (Carmen, no caso), por Macarena García.
Espelho, Espelho Meu (2011)
Caprichado no lado cômico, “Espelho, Espelho Meu” traz Lily Collins no papel da princesa e Julia Roberts como a rainha má. Collins se une a sete anões rebeldes da floresta e aprende a lutar e roubar, como eles, antes de recuperar o trono.
A Garota da Capa Vermelha (2011)
Sombrio e romântico, o filme de 2011 transporta a Chapeuzinho Vermelho para uma vila medieval, ameaçada por um lobisomem, e transforma-a numa jovem chamada Valerie (Amanda Seyfried). Valerie vive um dilema, prometida a um homem rico e apaixonada por um jovem carpinteiro.
A Fera (2011)
Numa atmosfera mais moderninha, “A Fera” traz Alex Pettyfer como a Fera, ou melhor, o estudante Kyle. Arrogante e narcisista, ele é amaldiçoado por uma bruxa e ganha cicatrizes em todo o corpo. Caso não encontre alguém que o ame assim no próximo ano, ele terá essa aparência por toda a vida.
Alice no País das Maravilhas (2010)
Ao contrário da história escrita por Lewis Carroll, a Alice de Tim Burton é adolescente e vai para o País das Maravilhas fugir de um casamento arranjado. Se as motivações são diferentes, a ação – com direito a espadas e armaduras - é ainda mais distante do livro.
Para Sempre Cinderela (1998)
Queridinho dos anos 90, “Para Sempre Cinderela” reconta a história clássica com Drew Barrymore no papel de Danielle (Cinderela). No filme, uma das irmãs é boa e ajuda Danielle, mas quem realmente age como conselheiro amoroso é o ilustre Leonardo da Vinci.
Por Juliana Varella
Atualizado em 23 Mar 2015.