10 Filmes para ficar de olho no Festival de Cannes 2014
Conheça os destaques do festival francês que podem chegar aos cinemas.
Cannes 2014
Deux Jours, Une Nuit, dos irmãos Dardenne (Divulgação)
Começou no dia 14 de maio o 67º Festival de Cannes, na França. Filmes de grandes diretores e representantes de diversos países concorrem à Palma de Ouro, formando a seleção que dará o que falar pelos próximos meses em festivais.
O Guia da Semana selecionou 10 filmes que merecem atenção, e que têm potencial para chegar aos cinemas brasileiros até o próximo ano. Confira:
Deux Jours, Une Nuit (Two Days, One Night)
Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne – Competição
Marion Cotillard é a estrela do novo filme dos irmãos Dardenne – que já levaram duas palmas de ouro para casa e podem quebrar o recorde este ano. No drama, Marion precisa convencer os colegas de trabalho a abrirem mão de um bônus para que ela não perca o emprego.
Continua depois da publicidade
Foxcatcher
Bennett Miller – Competição
Depois de “O Homem que Mudou o Jogo”, Miller lança mais um filme sobre esporte, baseado numa história real. Steve Carrell é John Du Pont, um homem esquizofrênico que constrói um espaço para treinamento de luta livre e se aproxima dos atletas Mark (Channing Tatum) e Dave Schultz (Mark Ruffalo). Dave se torna medalhista de ouro, mas a relação com Du Pont acaba em tragédia.
Jimmy's Hall
Ken Loach – Competição
Loach, premiado no ano passado em Cannes por “A Parte dos Anjos”, chega à competição este ano com Jimmy’s Hall, prometendo que este será seu último filme (há quem duvide). O longa é inspirado na história real de um ativista irlandês, que foi exilado por construir um galpão para bailes e discussões políticas.
Maps To The Stars
David Cronenberg – Competição
O novo filme de David Cronenberg faz uma sátira das famílias de artistas em Hollywood. John Cusack e Olivia Williams interpretam os pais de Benjie, um ator mirim de 13 anos que está voltando de um rehab. Sua irmã, Agatha (Mia Wasikowska) também acaba de chegar de um sanatório e apresenta à família o motorista Jerome (Robert Pattinson), que quer ser ator. Julianne Moore completa o time na pele de Havana, uma atriz problemática e cliente de Cusack.
Mommy
Xavier Dolan – Competição
Aos 25 anos, Dolan é o diretor mais jovem da seleção, apesar de “Mommy” já ser seu quinto longa-metragem. O filme conta a história de uma mãe solteira, criando um adolescente com transtorno de atenção, que recebe a ajuda de uma vizinha que parece bem intencionada, a princípio.
The Homesman
Tommy Lee Jones – Competição
O ator dirige, escreve e protagoniza o faroeste baseado na obra de Glendon Swarthout. Ele vive um homem que aceita ajudar uma mulher (Hillary Swank) como pagamento por ela ter salvado sua vida.
The Search
Michel Hazanavicius – Competição
O director de “O Artista” apresenta seu novo filme, um drama sobre uma francesa (Bérénice Bejo) que trabalha numa ONG e se envolve com uma criança da Chechênia, que perdeu a família.
Lost River
Ryan Gosling - Un Certain Regard
A estreia de Ryan Gosling na direção é um dos momentos mais esperados do festival. O ator se aventura na fantasia, ao narrar a história de uma mãe solteira que mergulha num mundo macabro, enquanto o filho descobre um caminho para uma cidade submersa. Gosling afirma que se inspirou nos filmes dos anos 80.
The Disappearance Of Eleanor Rigby (Eleanor Rigby)
Ned Benson - Un Certain Regard
James McAvoy (o jovem Xavier, de “X-Men: Primeira Classe”) e Jessica Chastain (“A Hora Mais Escura”) formam o casal do filme de Ned Benson, que leva o nome da canção dos Beatles. O longa analisa a crise no relacionamento e é dividido em duas partes (His e Hers), cada uma mostrando um ponto de vista.
Gui Lai (Coming Home)
Zhang Yimou - Fora De Competição
Zhang Yimou, director de “Herói” e “O Clã das Adagas Voadoras” apresenta seu novo trabalho, tão belo quanto os anteriores, mas menos fantástico e feito sob medida para fazer chorar. Um casal se separa durante a Revolução Cultural na China e, anos depois, ele volta para casa, mas ela não o reconhece. E continua esperando seu marido chegar.