14 filmes franceses atuais que você precisa assistir
Saiba quais são as produções recentes do país que você não pode perder!.
Cinema
A Datilógrafa (Populaire, Régis Roinsard, França, Bélgica, 2012) (Foto: Divulgação)
Fora do circuito hollywoodiano, o cinema francês é o que mais se destaca, seja pela oferta de produções ou pelo alcance de público. E não é para menos – a cada ano, novidades do país invadem as telas mundo afora.
E para quem já é fã, ou àqueles que pouco conhecem, o Guia da Semana selecionou 14 filmes franceses atuais que você precisa assistir. Confira!
Elle (2016)
Queridinho da crítica indicado à Palma de Ouro, “Elle” conta a história de uma mulher incomum, interpretada por Isabelle Huppert, que sofrer um estupro em sua própria casa. Depois de se recompor, ela decide encarar a situação de forma prática e sai, pessoalmente, à procura do seu agressor.
Continua depois da publicidade
Personal Shopper (2016)
Famoso por dividir opiniões radicalmente (o filme foi vaiado em Cannes, mas levou o prêmio de Melhor Direção), “Personal Shopper” traz Kristen Stewart no papel de uma assistente de compras que vive em Paris e que perdeu o irmão gêmeo naquela cidade. Ela ainda nutre esperanças de receber algum sinal de sua presença, mas, quando mensagens misteriosas começam a ser enviadas ao seu celular, ela não sabe no que acreditar.
Agnus Dei (2016)
Nem todos os dramas de guerra precisam falar de soldados e “Agnus Dei” mostra uma perspectiva totalmente inusitada sobre a Segunda Guerra Mundial. Uma médica francesa da Cruz Vermelha atende ao chamado de uma freira para resolver uma situação espinhosa: num convento polonês, a maioria das freiras está grávida ou já morreu dando à luz, após sucessivas invasões de soldados de ambos os lados do conflito.
Uma Dama de Óculos Escuros com Uma Arma No Carro (2015)
Neste suspense estiloso do mesmo diretor de “O Gato do Rabino”, Freya Mavor interpreta Dany Dorémus, uma secretária que nutre fantasias secretas por seu chefe. Um dia, ele pede para que ela vá ao aeroporto com ele e sua esposa, para trazer seu carro de luxo de volta à casa dele, sozinha. Magoada e com o desejo de conhecer o mar, ela decide roubar o carro durante fim de semana e acaba se envolvendo com pessoas perigosas e embarcando num mistério que a fará questionar a própria sanidade. *Estreia nos cinemas no dia 11 de maio.
Marguerite (2015)
A comédia dramática de Xavier Gianolli foi lançada no mesmo período que a versão americana “Florence – Quem É Esta Mulher?” e ambos se inspiram na mesma história real: a de uma mulher muito rica que amava cantar, mas não tinha talento nenhum. Na versão francesa, Catherine Frot interpreta a protagonista.
Chocolate (2015)
Baseado numa história real, o filme mostra a trajetória do primeiro artista circense negro a conseguir construir uma carreira na França. Omar Sy interpreta Chocolate, que começa a trabalhar no circo como uma “besta africana”, mas encontra a oportunidade de mudar quando um palhaço (James Thierrée) o convida para ser seu parceiro no palco.
O Pequeno Príncipe (2015)
O livro de Saint-Exupéry, um dos mais famosos na literatura infantil, ganha uma adaptação expressiva por Mark Osborne. A animação conta a história de uma menininha que se prepara para entrar numa escola muito rígida, quando conhece seu excêntrico vizinho: um aviador que diz ter conhecido um garoto de outro mundo.
Catherine Deneuve vive uma juíza francesa que, ao longo de dez anos, encontra o mesmo menino repetidamente em seu escritório: uma criança negligenciada pela mãe que se transformou num jovem delinquente. Tentando reeducá-lo enquanto é tempo, ela o encaminha para diferentes tutores e instituições, evitando ao máximo a prisão.
Para amantes de literatura, “Gemma Bovery” é um presente. Fabrice Luchini interpreta um homem fascinado por Gustave Flaubert que fica obcecado por seus novos vizinhos quando descobre que o nome da moça é Gemma Bovery (Gemma Arterton) e que sua história tem semelhanças com a da personagem literária.
Paula Bélier é uma adolescente que divide seu tempo entre ajudar os pais na fazenda e ter uma vida social na escola. Como toda a família é surda, exceto ela, sua presença é ainda mais essencial. Quando Paula é descoberta por um professor de canto e é convidada a participar de um concurso para estudar música em Paris, sua relação com os pais entra em choque.
A vida de Yves Saint Laurent entre os anos de 1967 e 1976, quando o estilista estava no auge da carreira, retratando ainda algumas paixões da sua vida, como Jacques de Bascher, que mais tarde tornou-se parceiro de Karl Lagerfeld.
Depois de perder a virgindade, uma adolescente de classe média decide trabalhar secretamente como garota de programa, encontrando-se apenas com homens mais velhos, mesmo que ela encare com apatia tanto o sexo, quanto o dinheiro.
A Datilógrafa (2012)
Para quem gosta de romances adocicados, “A Datilógrafa” é a pedida perfeita. Ambientado nos anos 50 em tons pastéis, o filme conta a história de uma secretária que se candidata a um trabalho numa grande empresa. Seu chefe percebe que ela não é uma boa funcionária, mas tem um talento inato para datilografia e decide inscrevê-la num concurso nacional.
Dentro da Casa (2012)
Voyeurismo é o tema central da comédia dramática (com um toque de suspense) de François Ozon. Germain (Fabrice Luchini) é um professor de francês entediado com a falta de talento de seus alunos, até que conhece Claude. Habilidoso com as palavras, Claude começa a escrever uma mistura de ficção e realidade sobre a família de um amigo, mas, para continuar produzindo, ele precisa se infiltrar cada vez mais na vida da família.
10 Filmes de países fora do óbvio que você precisa conhecer
Conheça o melhor da produção internacional nos últimos anos
Por que amamos o cinema francês?
Sobre os segredos e os encantos do cinema mais antigo do mundo
Melhores filmes de 2016... Até agora!
Relembre os melhores lançamentos do ano nos cinemas