10 Filmes e 4 séries que todo estudante de Direito deveria assistir
Confira os melhores títulos para quem gosta de tribunais e investigações.
Direito
Anatomia de Um Crime (Anatomy of a murder, Otto Preminger, EUA, 1959) (Divulgação)
Tribunais e investigações têm sido alvo de curiosidade e fascinação por autores e diretores há décadas. Para quem gosta do tema, realmente há uma adrenalina incomparável no julgamento de um réu, que pode ser declarado culpado ou inocente dependendo de muitos fatores conflitantes.
Se você é estudante de direito, advogado formado ou apenas um apaixonado pela profissão, confira estes 10 filmes e 4 séries que selecionamos para você:
Anatomia de Um Crime
James Stewart interpreta o advogado que defende um homem acusado de assassinato. O réu alega que a vítima violentara sua mulher, mas a perícia não consegue encontrar evidências e o júri tende a acreditar que o assassinato foi motivado por ciúmes.
Continua depois da publicidade
12 Homens e Uma Sentença
Ambientado numa única sala, o longa de 1957 acompanha o processo de debate e reflexão de um grupo de jurados, que avaliam o caso de um jovem acusado de matar o próprio pai.
Acima de Qualquer Suspeita
Harrison Ford interpreta um promotor que investiga a morte de uma colega de trabalho, mas acaba se tornando o principal suspeito do caso, por ter tido um caso com a vítima, e precisa correr para provar sua inocência.
Questão de Honra
Com Tom Cruise, Jack Nicholson, Demi Moore, Kevin Bacon e Kiefer Sutherland, “Questão de Honra” conta a história de um advogado pouco experiente (Cruise) que defende dois oficiais da Marinha acusados de assassinarem um colega. Seu maior obstáculo é um comandante (Nicholson) que quer abafar o caso.
A Firma (The Firm, Sydney Pollack, EUA, 1993)
Baseado no livro de John Grisham, “A Firma” traz Tom Cruise no papel de um jovem advogado, que é recrutado por uma grande empresa de advocacia e vê sua carreira decolar. Logo, porém, ele descobre que a firma está sendo investigada pelo FBI e precisa escolher se procura a verdade ou mantém sua posição.
Filadélfia
Tom Hanks interpreta um homem com AIDS que é demitido de um escritório de advocacia por causa de sua doença e entra com um processo contra a empresa. Para isso, apesar de ser homossexual, ele contrata um advogado (Denzel Washington) abertamente homofóbico, mas que aceita defendê-lo no tribunal.
O Povo Contra Larry Flynt
Baseado livremente numa história real, o filme mostra um editor (Woody Harrelson) que vive da publicação de uma revista pornô e se torna alvo de censura. Com seu jeito hedonista e provocador, ele embarca numa disputa pelo direito de expressão de todas as pessoas.
Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento
Depois de sofrer um acidente de carro e perder o processo contra o motorista que a atingiu, uma mãe solteira desempregada “obriga” seu advogado a lhe dar um emprego, como compensação pelo fracasso no tribunal. Aos poucos, ela revela talento na área e inicia uma investigação espinhosa sobre uma empresa local de gás e energia.
O Júri
O longa de 2003 acompanha a tentativa de manipulação de um processo judicial envolvendo uma fabricante de armas, desde a escolha dos jurados até a negociação direta com cada um, envolvendo um infiltrado e uma pessoa do lado de fora.
Tese Sobre um Homicídio
Ricardo Darín interpreta um professor de direito penal que desconfia que um de seus alunos cometeu um crime. Sozinho, ele decide investigar o caso, mas não percebe que pode estar caindo numa armadilha.
Série: How to get away with murder
Viola Davis é a estrela da série que chega à terceira temporada no segundo semestre de 2016. Ela vive uma professora universitária cuja disciplina se chama “Como Defender Um Assassino” (ou, mais literalmente, “Como se safar tendo cometido um assassinato”). Em cartaz na Netflix e no canal Sony.
Série: Better Call Saul
Spin-off da série “Breaking Bad”, “Better Call Saul” joga seus holofotes sobre o advogado criminal que ajuda os protagonistas na série original. Aqui, ele lida com outros casos desesperados nos anos que antecedem o encontro com Walter White. Em cartaz na Netflix.
Série: The Good Wife
Juliana Marguilles interpreta uma advogada que, após ser humilhada publicamente pela prisão do marido num escândalo de sexo e corrupção, retorna ao mercado de trabalho, do qual ficara afastada por 13 anos. Em cartaz na Netflix e no Universal Channel.
Série: Suits
Logo depois de fugir de um acordo mal-sucedido envolvendo drogas, um jovem é contratado por um importante advogado em Nova York, que procura um parceiro diferente dos formandos convencionais de Direito. Os dois são completamente opostos, mas juntos, acabam formando uma boa equipe. Em cartaz na Netflix e no canal Space.