Muitas vezes, uma situação pode parecer impossível ou suas condições podem parecer uma barreira para os seus objetivos. Quando isso acontecer, lembre-se de que outras pessoas também enfrentaram desafios que pareciam insuperáveis e, hoje, estão competindo por medalhas nas Paralimpíadas ou conquistando o mundo com suas descobertas. Conheça 10 filmes com histórias de superação que vão te inspirar e mudar sua visão sobre a vida:
10 Filmes com histórias de superação que vão te inspirar
Conheça 10 filmes emocionantes que vão fazer você mudar sua visão sobre as adversidades.
Procurando Dory
Quem diria que uma animação infantil teria uma história tão bonita de superação? No longa da Pixar, a peixinha Dory sofre de perda de memória recente e, depois de anos vagando pelo mar, lembra que se perdeu de seus pais quando ainda era criança. Tudo bem que levou muito tempo para que ela fosse atrás deles, mas o importante é que ela acredita na própria capacidade de encontrá-los, contornando seu problema de memória com soluções lógicas. O filme ainda traz outros personagens com deficiências, como um polvo com sete tentáculos, uma baleia com visão reduzida e outra com um radar biológico disfuncional.
Histórias Cruzadas
Apesar de trazer uma garota branca (Emma Stone) como protagonista, o filme mostra a superação de um grupo de empregadas domésticas americanas, nos anos 60, que conseguem vencer o medo e a inércia e denunciam o tratamento abusivo que recebiam de suas patroas.
Como Treinar o Seu Dragão
Outra animação que dá uma aula de inclusão para crianças e adultos é “Como Treinar O Seu Dragão”, da Dreamworks. No filme, um menino que não gosta de violência conhece um dragão que não consegue voar porque perdeu uma barbatana. Ao ajudá-lo a substituir o membro perdido, o garoto ganha um parceiro e acaba transformando a relação de toda a sua comunidade com os dragões.
O Discurso do Rei
O longa de Tom Hooper conta a história do rei George VI, pai de Elizabeth II, que assume o trono da Inglaterra quando seu irmão abdica. Interpretado por Colin Firth, o monarca precisa superar a gagueira para realizar discursos e provar que é digno do posto.
Mary & Max
Max é um homem adulto portador da síndrome de Asperger, que tem dificuldade para se relacionar com pessoas e entender ironias. O que parecia impossível acaba acontecendo graças a uma carta endereçada aleatoriamente a ele: ele faz uma amizade. Sua correspondente é uma menininha com problemas familiares que mora do outro lado do mundo e acaba dividindo todas as suas experiências e angústias com ele.
Um Sonho Possível
Outro drama emocionante baseado em fatos reais é o longa de John Lee Hancock com Sandra Bullock. Ela interpreta uma mulher rica que traz um jovem negro e forte para viver com sua família – que inclui um filho pequeno e uma filha adolescente. Sem preconceitos, ela o incentiva a entrar para o time de futebol americano, onde ele descobre ter talento para o esporte, e o adota definitivamente.
O Escafandro e a Borboleta
Baseado numa história real, o longa francês mostra a trajetória do editor de moda Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amauric), que, depois de sofrer um derrame, perde todos os movimentos do corpo com exceção do olho esquerdo. Com a ajuda de uma enfermeira, ele reaprende a se comunicar e escreve um livro sobre sua vida.
À Procura da Felicidade
Will Smith e seu filho Jaden Smith protagonizam este filme sobre um homem que perde a mulher, o trabalho e a casa e vai morar na rua com o filho. Apesar das adversidades, ele reconhece uma oportunidade e encara seis meses de estudo sem nenhum salário para se tornar um corretor de ações.
Uma Lição de Amor
Neste drama embalado por uma trilha sonora formada por releituras de canções dos Beatles, Sean Penn interpreta um homem com deficiência intelectual, que cuida sozinho de uma filha única (Dakota Fanning). Quando a menina alcança sua idade mental, a assistência social ameaça tirá-la de sua guarda, alegando que sua influência poderá frear o desenvolvimento da criança.
Meu Pé Esquerdo
Daniel Day-Lewis interpreta um irlandês de família pobre que nasceu com paralisia cerebral e só tem controle sobre seu pé esquerdo. Desacreditado por todos, exceto por sua mãe, ele aprende a usar o membro com habilidade e se torna um grande escritor.
Por Redação
Atualizado em 30 Ago 2016.