10 Filmes com clima retrô para apreciar o figurino e a cenografia
Confira os melhores filmes ambientados nos anos 60 e 70, da comédia ao terror.
Retrô
Invocação do Mal (The Conjuring, James Wan, EUA, 2013) (Divulgação)
Para quem gosta de moda e design, poucos momentos da História se comparam aos anos 60 e 70. Muito do que se vestia na época pode ter se tornado “brega” hoje, mas a verdade é que ainda amamos reviver aqueles tempos cheios de personalidade em que reinavam discotecas, hippies, costeletas e babados.
Confira 10 filmes com clima retrô para apreciar o figurino e a cenografia da época:
Invocação do Mal
Tanto em “Invocação do Mal” quanto em “Invocação do Mal 2”, os fenômenos investigados pela dupla Lorraine e Ed Warren são passados nos anos 70, inspirados em casos que realmente aconteceram nessa época.
Continua depois da publicidade
Dois Caras Legais
Com uma trilha sonora Disco e estampas berrantes, “Dois Caras Legais” mostra uma dupla de detetives que investigam a morte de uma atriz pornô e o sumiço de uma adolescente em meio a protestos hippies, festas psicodélicas e outras setentices.
Vício Inerente
Joaquin Phoenix interpreta um detetive particular que investiga o desaparecimento de uma ex-namorada nos anos 70. Seu personagem, porém, é tão afundado em alucinógenos que o público não sabe se toda aquela história é real ou apenas fruto de uma grande viagem.
Trapaça
Christian Bale, Bradley Cooper, Jennifer Lawrence e Amy Adams estão nesta comédia retrô sobre dois golpistas que se unem a um policial para derrubar outros criminosos e dar o golpe de suas vidas.
Super 8
Ambientado no final dos anos 70, “Super 8” resgata o clima das aventuras juvenis de Steven Spielberg e dos contos de extraterrestres da época. O filme narra a história de um grupo de adolescentes que testemunham um acidente de trem e, depois, investigam estranhos fenômenos que começam a acontecer na cidade.
Across the Universe
Como o nome já sugere, “Across the Universe” se inspira nas músicas dos Beatles para dar vida a Jude, Lucy, Prudence e outros personagens que povoam algumas das canções mais famosas do mundo. O filme se passa nos anos 60 e conta a história de um jovem inglês que se apaixona por uma americana e vive as dores da Guerra do Vietnã e a explosão dos protestos pelos direitos civis.
O Garoto de Liverpool
Passado entre os anos 40 e os anos 60, “O Garoto de Liverpool” é uma biografia romantizada da juventude de John Lennon, desde a relação problemática com a mãe até os primeiros contatos com Paul McCartney e George Harrison.
The Wonders – O Sonho Não Acabou
“The Wonders” é mais conhecido pela trilha sonora (criada especificamente para o filme) do que pelo filme em si, tendo alguns de seus hits eternizados em rodinhas de violão. O longa, dirigido por Tom Hanks, conta a história de uma banda que aproveitou o embalo dos Beatles e viveu seus próprios 15 minutos de fama nos anos 60.
O Agente da U.N.C.L.E.
Baseado na série de mesmo nome, o filme de Guy Ritchie traz Henry Cavill e Armie Hammer nos papéis de agentes da CIA e da KGB que precisam agir juntos, em meio à Guerra Fria, numa missão secreta internacional. Destaque para o figurino.
X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido
Em meio às viagens no tempo da franquia X-Men, “Dias de Um Futuro Esquecido” acabou voltando aos anos 70 e mostrando os mutantes em calças boca-de-sino, costeletas e bigodes generosos. No filme, os heróis voltam ao passado para tentar evitar a criação das Sentinelas e, assim, mudar o futuro.