Você pode fazer a sua hortinha perto de uma janela para que ela receba muito sol.
Foto: Shutterstock
Quem gosta de cozinhar geralmente sonha em ter uma horta em casa e plantar os próprios alimentos. A falta de espaço talvez seja um problema para plantar grandes vegetais e frutas, mas uma hortinha dentro de casa ou apartamento pode dar conta de ervas aromáticas, por exemplo.
Para ter dar uma mãozinha, o Guia da Semana te trouxe 10 dicas para fazer a sua hortinha em casa. Confira o passo a passo e coloque a mão na terra!
Terra
A terra utilizada em sua hortinha precisa de adubo. Você pode misturar sua terra com composto orgânico ou húmus de minhoca. Cascas de frutas, como banana e maçã, dão um ótimo reforço para a terra. Dica: é preciso deixar a terra fofa para que as raízes menores consigam crescer.
Continua depois da publicidade
Espaço
Você não precisa de um quintal para fazer a sua hortinha. Basta encontrar um espaço que bata sol em qualquer lugar da sua casa ou do seu apartamento. Primeiro, ‘comece pequeno’, com alguns vasinhos para pegar o jeito e entender como suas plantinhas reagem. Depois, pode partir para um jardim maior e mais elaborado.
Luminosidade
Para fazer a sua horta não esqueça que a maioria das plantinhas precisa de sol. Por isso, como já dissemos, escolha um espaço perto de janelas ou da varanda para que sua plantação tome pelo menos quatro horas diárias de sol.
Poda
A poda é extremamente importante para que suas plantinhas cresçam mais fortes e saudáveis. Além disso, no caso de ervas, por exemplo, quanto mais podadas, mais elas crescem. Se você não usá-las com muita frequência, elas murcham e secam.
Comece com plantas fáceis
Algumas plantas são conhecidas por serem mais fáceis de cultivar do que outras. Escolha estas para começar. Especialistas recomendam tomate, pimentão, cebola, acelga e manjericão. Isso porque elas não precisam de tantos cuidados, são resistentes e adoram sol.
Regue, mas não muito
É claro que sua plantinha vai precisar de água, mas pesquise bem qual é o tipo de planta que você escolheu, pois cada uma precisa de uma demanda diferente. Para você ter ideia, o manjericão ama água e precisa ser regado duas vezes por dia. Já o tomilho consegue sobreviver a um dia sem água. Além disso, vale lembrar que folhas amarelas te avisam que sua planta está com excesso de água.
Jardineiras
Se o seu problema é espaço, você pode apostar em jardineiras e plantar diversas espécies diferentes no vaso. Só tome o cuidado de pesquisar sobre as plantas escolhidas e optar por aquelas que precisam dos mesmos cuidados, como água, sol e poda.
Evite química
As plantas adubadas com opções orgânicas terão um sabor muito melhor. Além disso, se você utilizar produtos químicos, as plantas podem ficar mais fracas e propensas a doenças.
Controle o crescimento
Algumas ervas se tornam invasivas e crescem em cima de outras plantas e até mesmo tomam conta de um jardim. Hortelã é um exemplo, mas vale pesquisar sobre outras ervas mais espaçosas para evitar surpresas. Tente plantar cada uma em um vaso para que não haja problemas.
Atenção ao tempo
A melhor época para plantar ervas é na primavera, depois que o solo começa a aquecer. Já o manjericão, por exemplo, se dá muito bem quando plantado no verão. A hora ideal para a colheita é no meio da manhã. Lave-as em água corrente e prepare-as em suas receitinhas.
Guia da Semana Premium - Nossa melhor forma!
Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!