Manter-se hidratado é fundamental para a saúde, por isso, é muito comum as pessoas reutlizarem garrafinhas de água de plástico para manterem o hábito da hidratação. No entanto, se você costuma reutilizar as garrafas plásticas (PET) compradas no supermercado por longos períodos, talvez seja hora de reconsiderar esse hábito.
Em uma entrevista ao site HuffPost, a especialista em nutrição Tara Eikenaar alertou que esses recipientes não devem ser usados por tanto tempo. Segundo ela, após serem abertas, as garrafas de plástico devem ser utilizadas entre três e sete dias.
Uma garrafa plástica com líquido pode ser armazenada por até um ano - desde que nunca tenha sido aberta. Contudo, após ser aberta, se a garrafa for mantida no armário da cozinha, deve ser consumida em até três dias.
Caso seja armazenada na geladeira, esse prazo pode ser estendido para sete dias. Passado esse tempo, o ideal é descartá-la, mesmo que ainda pareça estar em bom estado.
A especialista explica que, ao usarmos essas garrafas, acabamos deixando resíduos de comida e saliva no plástico. Esses restos podem favorecer o crescimento de bactérias, que são difíceis de remover, mesmo com uma lavagem cuidadosa. Por isso, as empresas que vendem água em garrafas PET recomendam que elas sejam usadas apenas uma vez — basta conferir o rótulo para confirmar!
Se você costuma carregar uma garrafinha para se hidratar ao longo do dia, prefira opções feitas de vidro, alumínio ou aço inoxidável. Esses materiais são mais resistentes à proliferação de bactérias e germes, além de serem mais duráveis.
Porém, é importante higienizá-las adequadamente, pois, caso contrário, também podem se tornar um ambiente favorável ao desenvolvimento de microrganismos.
Por este motivo é muito importante saber a hora certa de jogar a sua garrafinha de plástico no lixo. A sua saúde e o meio ambiente agradecem!
Veja também: