O colesterol é um termo que assusta muitas pessoas. E não é para menos, já que o nível elevado de um dos tipos dessa gordura é um risco para o coração, podendo causar infarto, trombose, Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outros problemas.
A alimentação, por exemplo, exerce um papel importante nos níveis de colesterol no organismo. Mas vale citar que existem duas classes desse composto: o ruim (LDL) e o bom (HDL).
Conforme o Ministério da Saúde, o colesterol HDL protege as artérias e evita a sua obstrução. Esse composto é responsável por retirar o colesterol das células, fazendo com que ele seja eliminado do organismo.
Já o excesso do LDL pode se fixar nas paredes das artérias, formando placas de gordura que podem obstruí-las. Assim, o paciente tem o risco de sofrer problemas graves de saúde. Com isso, esse colesterol ruim precisa ter níveis baixos no corpo.
A alimentação inadequada pode aumentar o colesterol ruim
São diversos os fatores que podem aumentar os índices do colesterol LDL no corpo, como histórico familiar, tabagismo, sedentarismo e comorbidades. Além disso, a alimentação não saudável pode propiciar o colesterol ruim no corpo.
Nesse caso, a dieta inadequada é feita com comidas ultraprocessadas, como refrigerantes, pratos congelados, salsichas, nuggets, salgadinhos, entre muitas outras. Esses produtos podem ser fontes de gordura saturada, que é muito prejudicial ao organismo.
Quais alimentos podem ajudar a reduzir o colesterol ruim (LDL)?
Com uma dieta equilibrada e saudável, conforme a necessidade de cada organismo, é possível reduzir os níveis do colesterol ruim (LDL). São diversas as propriedades benéficas, como proteínas, fibras e ômega-3.
Conforme o portal nd+, algumas das dicas que podem ser incluídas na alimentação para manter o colesterol LDL são:
- Frutas e verduras;
- Abacate;
- Peixes;
- Leguminosas, como grão-de-bico e lentilhas;
- Sementes, como chia e linhaça;
- Cereais integrais, como quinoa e pães integrais;
- Frutos secos, como nozes e amêndoas.
Vale destacar a importância de consultar um médico, que orientará os tipos de alimentos mais recomendados para cada paciente que vão ajudar a diminuir o nível de colesterol ruim.