A batata-doce é um alimento versátil e nutritivo que tem ganhado cada vez mais espaço nas refeições dos brasileiros. Rica em nutrientes e com uma doçura natural, ela se destaca como uma excelente fonte de energia saudável, além de poder ser consumida de várias formas, como assada, cozida, em purês ou até em sobremesas.
Entretanto, poucas pessoas sabem, mas existem diferentes tipos de batata-doce, cada uma com características específicas, sendo elas: brancas, roxas ou alaranjadas.
Segundo reportagem do Estadão, pesquisadores da Universidade do Oeste Paulista realizaram um estudo aprofundado com o objetivo de comparar o valor nutricional de três variedades de batata-doce, após a transformação em farinha.
A nutricionista Sabrina Lenquiste, especialista em nutrição e professora da instituição, revelou ao jornal que as batatas-doces de polpa colorida se destacaram em relação ao conteúdo nutricional, superando as variedades de polpa mais clara.
"O pessoal usa batata-doce por conta do seu alto teor de fibras. A batata-doce branca não tem o teor de fibras muito maior que outros tubérculos, como a mandioca. O que diferencia as batatas-doces coloridas é que elas são fontes de antioxidantes. Isso faz com que elas sejam muito melhores para a atividade física", diz Sabrina.
Entre as opções, a de cor laranja se destaca como a mais recomendada. A especialista esclarece que, conforme os experimentos, o poder antioxidante dessa variedade é superior ao da roxa. "Os antioxidantes da alaranjada são mais resistentes ao cozimento", acrescentou.
Embora a batata-doce branca apresente a menor densidade nutricional dentre as variedades, ainda se mostra uma opção viável para quem busca energia para treinar.
Sabrina explica que sua boa fonte de fibras e baixo índice glicêmico a tornam uma aliada na liberação gradual de energia. No entanto, se a escolha for livre, as demais tonalidades de batata-doce oferecem um leque mais amplo de benefícios para a saúde.