Para ter um cérebro turbinado, já se sabe que é indispensável se alimentar bem, fazer atividades físicas, tomar bastante água e se atentar a saúde do corpo e da cabeça. Mas e se te contassem que existe uma única atividade que, se realizada diariamente, pode garantir um cérebro ainda mais saudável por muitos anos?
Foi o que a neurocientista Wendy Suzuki descobriu: apenas 10 minutos de caminhada são capazes de manter o seu cérebro afiado - além de diminuir sintomas de ansiedade e depressão.
Em uma palestra concebida ao TED Intersections, Wendy afirmou que esse simples gesto diário é como um "banho de espuma de substâncias neuroquímicas" indispensáveis para o bom funcionamento do cérebro, como serotonina e dopamina.
Isso ocorre porque a atividade física aumenta o fluxo sanguíneo do cérebro e, por consequência, a atividade cerebral. Como resultado, novos neurônios são produzidos com maior intensidade em áreas importantes do cérebro, principalmente no hipocampo - área responsável pelo aprendizado.
Não só a caminhada, como também qualquer atividade física, pode ser importantíssima para a saúde das atividades mentais. Por causa disso, Wendy afirma que quanto mais desafiadora a atividade, melhores são os seus benefícios - principalmente aquelas que demandam estratégia e desafiam o seu cortéx frontal, como futebol ou basquete. Confira a palestra completa de Wendy:
É importante estar atento
Wendy contou que percebeu a influência da atividade física na saúde física e mental após retornar de uma viagem. Segundo ela, alguns dias distante da rotina cansativa e do foco total na carreira fizeram com que ela percebesse os benefícios de um dia a dia saudável.
Por isso, fique atento aos sinais do seu cérebro e corpo para tente reservar um espaço na rotina para o autocuidado, mesmo que sejam apenas dez minutos por dia!