Nativa da Mata Atlântica, a jabuticaba é rica em componentes nutritivos que são benéficos à saúde. Com cores roxas e facilmente encontradas nos troncos de suas árvores, as frutas são ingeridas frescas ou em geleias e sucos. Mas você sabia que os seus pequenos caroços também podem ser consumidos?
Geralmente, a casca e as sementes da jabuticaba são descartadas, já que muitas pessoas desconhecem o poder nutritivo dessas partes do alimento.
Em uma tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a nutricionista Nayara Massa destacou que esses subprodutos apresentam uma elevada concentração de fibras dietéticas e compostos fenólicos.
Isso significa que essas substâncias ajudam no fortalecimento do intestino, já que elas estimulam o aumento de bactérias benéficas ao organismo.
Ainda, a jabuticaba é conhecida pela sua atuação antioxidante – ou seja, protege as células contra os danos dos radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce – e anti-inflamatória – ou seja, previne o organismo de sofrer quadros inflamatórios.
Com isso, incluir o caroço da fruta na alimentação pode servir como um potente aliado ao funcionamento do organismo. Mas lembre-se que isso deve ser feito após uma avaliação com um nutricionista, que indicará se o paciente pode ou não consumir essa semente e as quantidades adequadas.
Caroço de jabuticaba também ajuda na prevenção da obesidade
Em um artigo de Ivanir Ferreira, no Jornal da Universidade de São Paulo (USP), foi destacado que o caroço da jabuticaba pode auxiliar no combate à obesidade, pois contém elagitaninos.
Isso porque, em um experimento feito com 60 camundongos no Laboratório de Compostos Bioativos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, a pesquisadora Gabriela Cunha chegou à conclusão de que os elagitaninos são cruciais na prevenção da obesidade.
Para chegar nesse resultado, ela observou que, no estudo, um grupo de animais que ingeriram gorduras e açúcares, mas que recebeu compostos fenólicos da jabuticaba, teve um quadro de saúde semelhante ao de animais magros, que consumiram uma dieta saudável.
Composta por pequenos caroços e pela casca, a jabuticaba também é positiva para a saúde devido à sua riqueza em cálcio, potássio, ferro, fósforo e vitaminas C e E.