A obesidade sarcopênica, diferentemente da obesidade comum, é uma condição em que há excesso de gordura corporal combinado com a perda de massa muscular. Essa condição pode estar atrelada à idade, e faz com que o idoso corra mais risco de cair e possa ter problemas para fazer tarefas básicas - como caminhar ou ir ao banheiro.
Com o envelhecimento, as pessoas costumam reduzir a prática de atividades físicas e, consequentemente, o gasto calórico diminui, o que faz com que o metabolismo desacelere. E é aí que a obesidade sarcopênica entra. A partir disso, o idoso começa a ficar cada vez mais dependente de outras pessoas para atividades do dia a dia que antes fazia sozinho.
Quais são os sinais?
A doença, provocada pela falta de atividade física e pela alimentação inadequada, pode se desenvolver de forma gradual e, muitas vezes, passar despercebida pelo enfermo.
Como explicado pelo Metrópoles, é uma condição discreta. Por fora, a pessoa pode aparentar ter apenas sobrepeso ou obesidade comum, mas, internamente, pode ter perdido muita massa muscular e força.
É importante manter os exames em dia, e procurar ajuda médica caso desconfie da doença.
Quais hábitos posso tomar para evitar a obesidade sarcopênica?
Alguns hábitos cotidianos podem ajudar a evitar a obesidade sarcopênica. Por exemplo: atividade física regular, alimentação saudável (rica em proteínas), banho de sol com frequência e diminuição do consumo de gorduras e carboidratos.