Antes de uma noite de bebedeira, muitos recorrem a estratégias caseiras para evitar a temida ressaca do dia seguinte. Entre as dicas mais populares, está o consumo de uma colher de azeite antes de começar a beber.
Dizem que essa prática ajuda a proteger o estômago e prevenir os efeitos indesejados do álcool, como dores de cabeça, náusea e desidratação. Mas será que essa técnica funciona mesmo, ou é apenas mais um mito entre tantos outros?
De acordo com o UOL, a ideia de que tomar uma colher de azeite milagrosa antes de beber pode prevenir a ressaca não passa de um mito.
Embora o azeite tenha um leve efeito hepatoprotetor devido às suas gorduras polinsaturadas, que formam uma barreira no fígado, intestino e estômago, ele apenas retarda a absorção do álcool.
Isso pode evitar que você se embriague rapidamente, mas, infelizmente, não é o milagre para evitar a ressaca. O verdadeiro vilão é o excesso de bebida, que sobrecarrega o fígado e afeta o corpo, independentemente do azeite ingerido antes.