As manchas vermelhas na pele podem surgir por vários motivos, e em alguns casos, elas podem ser confundidas com simples irritações passageiras. No entanto, é importante se atentar a alguns detalhes (como o formato e aparecimento de outros sintomas) que podem ser indícios de algo mais sério como sua causa.
Saber identificar os sinais e, principalmente, quando buscar orientação médica, é fundamental para garantir um diagnóstico correto e um tratamento adequado. Veja alguns casos onde as manchas podem ser sinais de alguma doença e como tratá-las.
Zika e Chikungunya
Transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, essas doenças causam manchas vermelhas e coceira.
- Outros sintomas: dores nas articulações, febre e cansaço.
- Tratamento: uso de anti-histamínicos, remédios para dor, descanso e hidratação.
Erisipela
Infecção bacteriana que afeta principalmente as pernas, causando vermelhidão.
- Outros sintomas: dor intensa, febre e inchaço.
- Tratamento: antibióticos e, em casos graves, internação.
Lúpus
Doença autoimune que deixa manchas vermelhas nas áreas expostas ao sol, como rosto e braços, além de outras partes do corpo.
- Outros sintomas: manchas em formato de borboleta no rosto e lesões em áreas expostas ao sol.
- Tratamento: corticoides e imunossupressores sob orientação médica.
Câncer de pele
Manchas vermelhas com relevo, crostas ou que sangram e não cicatrizam (em até quatro semanas) devem ser investigadas. Esses sintomas podem ser sinais de câncer de pele, e necessitam de atenção médica imediata.
- Tratamento: diagnóstico e tratamento com profissional especializado.
Vale lembrar que qualquer aparecimento de manchas vermelhas na pele deve ser avaliado por um profissional de saúde, já que somente um médico pode identificar a causa exata e indicar o tratamento adequado. A automedicação ou o descuido podem agravar o quadro, especialmente se a mancha for um sinal de uma doença mais grave.