Com a chegada do Ano-Novo, muitas tradições ganham destaque na busca por boas energias, prosperidade e saúde. Uma das mais populares entre elas é o consumo de lentilha na virada do ano.
Além de ser um símbolo de sorte e abundância, a lentilha é um alimento extremamente nutritivo, com benefícios comprovados para a saúde.
Por isso, descubra aqui 5 motivos para incluir esse superalimento no seu réveillon e mantê-lo no seu cardápio ao longo de todo 2025.
1. Fonte de proteínas
A lentilha é uma excelente fonte de proteína vegetal, sendo perfeita para quem busca uma alimentação equilibrada e/ou segue uma dieta vegetariana ou vegana. Com aproximadamente 9 gramas de proteína a cada 100 gramas de lentilha cozida, ela auxilia na construção e manutenção muscular, além de fornecer energia para as atividades diárias.
2. Reduz níveis de colesterol ruim
O consumo frequente de lentilhas pode contribuir para a redução dos níveis de colesterol ruim (LDL), ajudando a proteger o sistema cardiovascular. Pesquisas indicam ainda que as fibras solúveis presentes nesse alimento são eficazes na manutenção das artérias saudáveis e na prevenção de doenças como hipertensão e aterosclerose.
3. Combate a anemia
A lentilha é uma ótima fonte de ferro, mineral fundamental para a formação de hemoglobina e o transporte de oxigênio no sangue. Além disso, é também uma aliada importante na prevenção da anemia, especialmente quando consumida junto a alimentos ricos em vitamina C, que auxiliam na absorção do ferro.
4. Melhora o funcionamento do intestino
Rica em fibras, a lentilha favorece o bom funcionamento do trato intestinal, ajudando a prevenir problemas como a constipação. Além disso, as fibras desempenham um papel importante na saúde da microbiota intestinal, que é fundamental para o sistema imunológico e a digestão.
5. Ajuda na saúde mental
Para além de todos esses benefícios para o corpo, a lentilha também é amiga de uma mente saudável. Isso porque a lentilha é rica em folato, também conhecido como ácido fólico, um nutriente fundamental para a saúde do sistema nervoso.
O folato é reconhecido por auxiliar na produção de serotonina, o hormônio do bem-estar, e pode ajudar na prevenção de distúrbios como a depressão.
2025 está logo ali - que tal colocar como meta do ano incluir a lentilha não só na virada do ano, mas também em toda a sua rotina? Vai valer muito a pena!
Veja também: