Saúde e Bem-Estar
Por Giulia Frazão

Leite vegetal é mais saudável que o de vaca? Entenda

Compare os dois tipos da bebida e entenda como cada opção impacta sua saúde.

Descubra as diferenças nutricionais e saiba qual opção pode ser mais adequada para você (Foto: Shutterstock / New Africa)

Nos últimos anos, o consumo de leites vegetais tem ganhado cada vez mais espaço nas prateleiras e na mesa dos consumidores. Muitas pessoas estão buscando alternativas ao leite de vaca, seja por questões de saúde, intolerância à lactose, ou até por razões éticas.

Com uma variedade crescente de opções, como leite de amêndoa, aveia, soja e coco, surge a pergunta: será que os leites vegetais são realmente mais saudáveis do que o leite de vaca?

Para entender essa questão, uma pesquisa recente do Centro de Coordenação de Nutrição da Universidade de Minnesota analisou a composição nutricional de cada um e os benefícios que oferecem.

Com 219 variedades de leites vegetais analisadas, os pesquisadores descobriram que a bebida vegetal pode não ser tão nutritiva quanto o leite de vaca.

Os resultados indicaram que os leites vegetais costumam ter menos cálcio e vitamina D. Essa questão levanta debates sobre o que realmente significa "melhor" no contexto das escolhas alimentares. Isso porque, apesar de ter menos nutrientes, os leites vegetais tem impactos significativos no meio ambiente.

O fator ambiental do leite vegetal

Quando falamos nas opções de leite no mercado, é preciso considerar diversos fatores, que vão além dos nutrientes, como o impacto ambiental e a acessibilidade de cada tipo de leite.

Continua depois da publicidade

Embora os leites vegetais apresentem uma pegada de carbono bem menor, essa vantagem não se limita apenas às emissões de CO2. A pesquisa sugere que a maior parte dos gases de efeito estufa é gerada ainda nas etapas de cultivo, antes mesmo da embalagem e do transporte. Dessa forma, a escolha entre leite de vaca e opções vegetais envolve questões ainda mais complexas. Para entender mais sobre o assunto, acesse a matéria completa do G1.

Por Giulia Frazão

Atualizado em 24 Out 2024.