Saúde e Bem-Estar
Por Giulia Frazão

Este tratamento diferenciado ajuda a reduzir os sintomas do TDAH em jovens

Novas abordagens estão sendo exploradas para ajudar a aliviar os sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Um novo estudo revela uma abordagem promissora e simples para aliviar os sintomas do TDAH em jovens (Foto: Shutterstock / Phalexaviles)

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição que afeta muitos jovens, com sintomas como hiperatividade, impulsividade e dificuldade de concentração.

Esses desafios podem interferir significativamente na vida diária, dificultando o aprendizado e as interações sociais. Mas há boas notícias: novas abordagens estão sendo exploradas para ajudar a aliviar esses sintomas.

De acordo com O Globo, um estudo recente realizado na Universidade de Gotemburgo, na Suécia, revelou que a massagem tátil pode ser uma estratégia eficaz para reduzir a hiperatividade e a impulsividade em jovens com TDAH.

Esse tipo de massagem um processo que envolve o uso do sentido do tato para fornecer estímulos sensoriais ao corpo humano. É uma forma de terapia que utiliza toques suaves, pressão, movimentos rítmicos e texturas diferentes para estimular o sistema nervoso e promover uma resposta física e emocional.

Além de melhorar a capacidade de atenção, a técnica também aparenta proporcionar um efeito calmante que pode beneficiar a rotina e a qualidade de vida.

Como foi o experimento?

Na pesquisa, 14 adolescentes com idades entre 15 e 17 anos, diagnosticados com TDAH, participaram de sessões de massagem tátil uma vez por semana durante um período de 10 semanas.

Continua depois da publicidade

As massagens foram administradas por massoterapeutas certificados, seguindo um protocolo específico que incluía técnicas de massagem suave e firme, realizadas com movimentos lentos e metódicos.

Dentre os participantes, 12 completaram o tratamento e foram convidados a avaliar seu estado emocional e os sintomas do TDAH em diferentes momentos: antes, durante e depois das sessões. Além disso, os pais também foram entrevistados sobre o bem-estar de seus filhos. Os resultados revelaram uma diminuição notável na hiperatividade, irritabilidade, impulsividade e nas dificuldades de atenção.

Também pode ser útil para você:

Por Giulia Frazão

Atualizado em 25 Out 2024.