Cuidar da saúde das articulações e melhorar o bem-estar mental pode parecer uma tarefa complicada, mas a solução pode estar mais próxima do que se imagina – na forma de uma fruta pequena e chinesa.
Conforme afirmado pelo portal NDMais, além de ser fonte de nutrientes essenciais, o kiwi tem propriedades que beneficiam as articulações e ainda é capaz de estimular a produção de endorfina, o neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e felicidade.
Com um toque ácido e adocicado, ela surpreende não apenas pelo sabor, mas também pelos benefícios que oferece ao corpo e à mente.
Essa fruta é rica em colágeno natural, uma substância que auxilia na preservação da saúde das articulações e previne dores causadas pelo desgaste. Além do colágeno, o kiwi é uma fonte generosa de vitamina C e K, potássio, folato e fibras.
Mas os efeitos não se limitam às articulações, ela também é capaz de estimular a produção de endorfina no cérebro, contribui para a saúde articular e ajuda a diminuir a exaustão e o cansaço.
Com apenas uma unidade por dia, o kiwi já oferece boa parte das necessidades diárias de vitaminas e pode ser incluído em diversos benefícios, como saladas, sucos e sobremesas.
Como consumir o kiwi?
1. Maturação
Pressione suavemente a fruta; se não ceder, deixe-a na sombra, em temperatura ambiente, até amadurecer.
2. Armazenamento adequado
Após amadurecer, mantenha o kiwi longe de outras frutas, mesmo na geladeira, para evitar que amadureça excessivamente devido ao gás etileno liberado por outras frutas.
3. Consumo imediato
Quando crus, os kiwis contêm actinidia, tornando-os inadequados para receitas que não serão consumidas imediatamente, como sobremesas e pratos que necessitam de armazenamento prolongado.
Vale destacar que uma dieta equilibrada com a inclusão da fruta é essencial para manter a saúde, porém o consumo do kiwi não dispensa a necessidade de consultar um médico. Se houver questionamentos, é recomendável buscar orientação com um especialista da área de saúde.