Você já ouviu falar do chá de hibisco? Além de ser uma delícia, essa bebida milenar está ganhando cada vez mais destaque no mundo da saúde.
Embora seja famoso por seus efeitos na perda de peso e ação diurética, este chá vem se revelando um poderoso aliado para o bem-estar físico de forma ainda mais ampla. Rico em nutrientes essenciais como cálcio, magnésio e potássio, o chá de hibisco pode ser uma alternativa natural para quem busca alívio de dores no corpo, além de promover uma saúde muscular e óssea mais robusta.
Segundo o portal NDMais, a composição nutricional do hibisco é rica e variada. O cálcio, por exemplo, é um mineral essencial para a saúde dos ossos e dentes, além de auxiliar no funcionamento dos músculos.
Já o magnésio, conhecido por sua capacidade de relaxar os músculos, ajuda a aliviar tensões e cãibras, além de melhorar a qualidade do sono e auxiliar no combate à ansiedade.
Essa combinação de minerais faz do chá de hibisco um aliado contra dores musculares e articulares. A nutricionista Cristina Lavechia também afirma: “o chá de hibisco é uma boa opção para pessoas que sofrem com inchaço e retenção de líquidos, pois estimula a eliminação desse excesso por meio da urina.”
Além de sua riqueza mineral, o chá de hibisco é uma potente fonte de antioxidantes, que possui uma ação anti-inflamatória, o que pode ser especialmente benéfico para quem sofre de dores crônicas, como artrite e outras condições inflamatórias.
Para obter todos os benefícios do hibisco, o consumo deve ser regular. O ideal é preparar a infusão utilizando as pétalas da flor Hibiscus sabdariffa. Ele pode ser tomado frio ou quente e, pelo fato de não possuir cafeína em sua composição, pode ser tomado qualquer hora do dia.