Se você frequenta academia ou acompanha o mundo fitness, já deve ter ouvido falar do whey protein. Fonte de proteínas, o whey protein é um suplemento alimentar derivado do soro do leite, mas você sabia que existem vários tipos do produto?
O whey protein é sim um aliado para quem busca o emagrecimento, mas não precisa ser exclusivo desse grupo. Isso porque ele ajuda no desenvolvimento dos músculos, mas também pode ser usado para quem quer bater a meta de proteínas diárias.
Ele pode ser encontrado em 3 versões: concentrado, isolado e hidrolisado. Todos apresentam a mesma função, mas com composições diferentes, de acordo com informações publicadas pela Gazeta. Confira as diferenças de cada um abaixo:
Quais são os tipos de whey protein?
-
Concentrado
Baixo teor de gordura. Além disso, apresenta níveis baixos de lactose, componente natural do leite, mas, ainda sim, não é indicado para intolerantes ou alérgicos. No total, é composto por 80% de proteínas.
-
Isolado
É chamado de whey isolado porque seus componentes são filtrados e purificados. Nesse processo, só sobra a proteína. Apresenta pouco ou nada de lactose em sua composição, mesmo assim, para o consumo de intolerantes é preciso acompanhar com um médico.
-
Hidrolisado
O hidrolisado passa por um processo de “quebra” de proteínas, deixando as moléculas menores. Isso é importante porque facilita a digestão.
Para quem não consome leite, é possível encontrar concentrações de proteína igual, ou até maior, nos chamados “whey protein veganos”. Eles são feitos a partir de alimentos comuns, como arroz e ervilha. Beba whey e de um gás à sua disposição!