Saúde e Bem-Estar
Por Giulia Frazão

É verdade que salsicha diminui o tempo de vida? Descubra

Uma pesquisa publicada pela revista Nature Food analisou quase 6 mil alimentos, dentre eles o embutido.

Pequenas mudanças na dieta podem influenciar a longevidade de forma significativa (Foto: Shutterstock | nelea33)

Se você é fã de salsichas e outros embutidos, talvez seja hora de repensar suas escolhas alimentares. Isso porque uma pesquisa publicada pela revista científica Nature Food revelou que o consumo de uma única salsicha realmente pode reduzir sua expectativa de vida em 36 minutos.

De acordo com os resultados, o principal vilão são os altos níveis de sódio e gordura trans presentes nas salsichas e embutidos em geral.

Por outro lado, o estudo sugere que há alimentos que podem prolongar a vida, como as castanhas, que podem adicionar até 26 minutos de “vida extra” para quem as consome regularmente.

A pesquisa analisou quase 6 mil alimentos, criando um Índice de Saúde Nutricional que avalia o impacto de cada um na expectativa de vida.

Esse índice calcula como um grama de cada alimento influencia na saúde e estabelece uma média para determinar o efeito de refeições completas, oferecendo um guia prático para escolhas alimentares mais saudáveis.

Como ter uma alimentação mais saudável?

Além de diminuir o consumo de embutidos como a salsinha, cientistas sugerem substituir 10% das calorias diárias provenientes de carnes e alimentos processados por vegetais, frutas e castanhas.

Continua depois da publicidade

As conclusões reforçam que pequenas mudanças na alimentação podem gerar grandes benefícios, incentivando um movimento em direção a uma dieta mais equilibrada e rica em nutrientes que promovem a longevidade, longe das salsichas outros embutidos.

Por Giulia Frazão

Atualizado em 26 Set 2024.