Ao escolher o tom de uma roupa ou uma tinta para pintar a casa, você já pensou que as colorações escolhidas podem transmitir uma determinada mensagem? É o que diz a Psicologia das cores, estudo que mostra como o cérebro é influenciado por uma tonalidade.
Cada cor provoca um comportamento e uma percepção diferente nos humanos, no qual ela é capaz de alterar o humor e as emoções. Nas vestimentas, por exemplo, a escolha da coloração é capaz de influenciar o olhar do outro sobre a pessoa.
Conforme um estudo da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral (FAEF), as cores podem passar mensagens efetivas, além de melhorar a experiência humana, criar ambientes harmoniosos e promover o bem-estar.
Com isso, você já parou para pensar qual é a cor de remete à inteligência? Segundo um artigo publicado na Central Psicologia, as cores mais frias estão mais relacionadas à racionalidade, à calmaria e ao profissionalismo. Enquanto isso, as mais quentes transmitem uma sensação de energia, entusiasmo e atividade.
Quais são as cores que transmitem inteligência?
1. Azul
Você já observou que os funcionários de muitas empresas usam uniformes azuis? Pode parecer que o tom foi escolhido aleatoriamente, mas, na verdade, essa cor está bastante relacionada com o lado profissional.
Além disso, os pesquisadores da FAEF destacaram que o azul transmite uma sensação de liberdade, confiança, segurança e inteligência. Com isso, muitas pessoas inteligentes podem possuir e apreciar bastante roupas azuis em seus guarda-roupas, por exemplo.
2. Preto
Apesar de ser uma cor comum, o preto nunca deixa de ser impactante – assim como o comportamento de pessoas inteligentes. De acordo com uma reportagem do jornal O Globo, a tonalidade representa elegância e sofisticação, além de estar relacionada ao caráter.
Cores que estimulam o intelecto
1. Amarelo
Apesar de ser uma cor quente, transmitindo dinamismo, sabedoria e otimismo, por exemplo, esse tom também é capaz de estimular o intelecto de uma pessoa, além de auxiliar na concentração.
2. Mistura entre o amarelo e o verde
A princípio, essa combinação pode parecer estranha para muitos. Mas conforme um artigo publicado no portal Instituto Criap, essa mistura de cores é capaz de melhorar a autoestima, por meio da sabedoria e do estímulo do intelecto.