Convencer as crianças de incluir vegetais em suas refeições pode ser um desafio para muitos pais, mas com algumas estratégias criativas, essa tarefa se torna mais fácil e divertida.
Vale citar que a introdução deste tipo de alimento na dieta infantil é fundamental não apenas para a saúde, mas também para desenvolver hábitos alimentares saudáveis que podem perdurar por toda a vida.
Uma receita deliciosa e cheia de nutrientes que pode ser uma solução de ouro nessa missão é o molho de tomate caseiro.
Isso porque, além de ser uma base versátil para diversas refeições como macarronadas, panquecas e várias outras, o molho permite que sejam adicionados vários vegetais de forma discreta, enriquecendo o prato sem que as crianças percebam e evitem.
Veja como fazer:
Ingredientes
- 3 tomates maduros
- 2 cenouras pequenas, descascadas e cortadas
- 1 beterraba pequena, descascada e picada
- 1 cebola média, picada
- 3 dentes de alho
- 1 colher de sopa de sal (ou a gosto)
- 1 colher de sopa de azeite (aproximadamente 10 g)
Modo de preparo
Para começar, lave bem os vegetais e descasque as cenouras e a beterraba. Corte todos os ingredientes em pedaços menores para garantir um cozimento uniforme.
Em uma panela de pressão, adicione todos os vegetais picados, o sal e o azeite. Não se preocupe em colocar água, pois os próprios vegetais vão soltar líquido durante o cozimento.
Tampe a panela e cozinhe em fogo médio por 10 minutos assim que a pressão começar. Após esse tempo, desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente para garantir um molho mais saboroso. Por fim, coloque tudo no liquidificador e bata até obter uma mistura bem homogênea.
Para tornar o molho de tomate ainda mais nutritivo para as crianças, é possível adicionar outros vegetais à receita.