Saúde e Bem-Estar
Por Giulia Frazão

Cuscuz de milho é bom para a saúde? Confira os benefícios do prato

A textura macia e o sabor leve fazem do prato uma escolha que agrada paladares de todas as idades.

Tradicional e cheio de nutrientes, essa opção pode ser ótima para a saua saúde (Foto: Shutterstock / Brenda Rocha - Blossom)

Popular em várias regiões do Brasil, o cuscuz de milho é um prato versátil que se adapta aos gostos e tradições de diferentes culturas culinárias.

Na sua forma mais simples, ele pode ser preparado apenas com flocos de milho e água, mas as combinações são infinitas: de um acompanhamento para o café da manhã a uma refeição principal com carnes, ovos, queijos ou até frutas.

A textura macia e o sabor leve fazem do cuscuz uma escolha que agrada paladares de todas as idades e se encaixa bem em diversas ocasiões.

A história do cuscuz remonta às tradições indígenas e africanas que enriqueceram a culinária brasileira, especialmente no Nordeste, onde ele se tornou quase um símbolo cultural. Mais do que um simples prato, o cuscuz de milho também conta com vários benefícios para a saúde.

Confira abaixo todos os benefícios do cuscuz:

1. Fortalece o sistema imunológico

Segundo a Uol, o cuscuz de milho é fonte de vitaminas A e B1, ácido fólico, ferro e magnésio, nutrientes que ajudam a manter o sistema imunológico em alta e o organismo protegido.

2. Rico em selênio

Cada porção de cuscuz oferece 61% da necessidade diária de selênio, essencial para a saúde reprodutiva, a função da tireoide e para combater o envelhecimento celular.

3. Alternativa sem glúten

Continua depois da publicidade

Por não conter glúten, o cuscuz de milho é uma boa opção para celíacos e pessoas com dietas restritivas, podendo substituir pães e bolos.

Você também pode gostar:

Pensar demais pode trazer ansiedade e preocupações excessivas. Está difícil desligar a mente?

Confira três estratégias que podem te ajudar a melhorar a saúde mental e o bem-estar:

Por Giulia Frazão

Atualizado em 29 Out 2024.