Nos últimos anos, o cranberry, fruto nativo do hemisfério Norte, ganhou fama no Brasil por suas propriedades nutritivas e benéficas, especialmente na prevenção da cistite, um tipo de infecção urinária, já que é rico em proantocianidinas, flavonoides que têm ação antibacteriana e impedem o desenvolvimento de bactérias na bexiga.
No entanto, de acordo com um estudo da Universidade Laval do Canadá, seu alcance na saúde vai muito além disso. Com tantas propriedades boas, o cranberry pode ajudar a rejuvenescer bactérias intestinais em apenas 4 dias de consumo.
Isso porque o fruto também é rico em fibras que aumentam o volume das fezes, e ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue e prolongam a saciedade, ajudando a combater a prisão de de ventre e prevenir a diabetes.
Para realização da pesquisa, 28 participantes consumiram extratos de cranberry durante 4 dias. Após esse período, amostras de fezes foram analisadas e os pesquisadores observaram que os extratos estimularam o crescimento de bifidobactérias (micróbios probióticos conhecidos por promover a saúde intestinal).
Além disso, o estudo também revelou que o consumo de extrato de cranberry aumentou bactérias que produzem butirato, que possui efeitos anti-inflamatórios. Isso ajuda a fortalecer a barreira intestinal e pode auxiliar no controle de doenças inflamatórias e certos tipos de câncer.
Em suma, confira abaixo 5 benefícios do cranberry que podem te convencer de incluir o fruto na sua dieta:
- Ajuda a prevenir infecções urinárias;
- Evita a diabetes;
- Combate a prisão de ventre;
- Evita doenças cardiovasculares,
- Fortalece o sistema imunológico.