Da prevenção de doenças cardiovasculares ao combate ao câncer, a chia é uma super semente com muitos benefícios para o corpo. Ela é fonte de fibras, proteínas e minerais, como cálcio, magnésio e ferro. Agora são analisados seu uso na medicina.
É o que diz o estudo conduzido pela Universidade Estadual do Oregon, nos Estados Unidos, e publicado na revista Frontiers in Plant Science. Cientistas sequenciaram o genoma da chia, e esses genes devem ser usados para produzir novos medicamentos.
Os pesquisadores conseguiram isolar os ácidos graxos da chia e outros componentes que contribuem para suas propriedades gelificantes. O objetivo é utilizar essas descobertas no tratamento de doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e hipertensão.
Por mais que os benefícios da chia já sejam amplamente difundidos pela nutrição e medicina, essa é a primeira vez que os genes da sementes foram estudados em tamanha complexidade.
Agora, percebe-se que os genes da chia podem gerar até peptídeos bioativos que, ao serem absorvidos pelo corpo, podem ajudar, e, muito, no combate de doenças graves, como o câncer. As informações são do portal Catraca Livre.
Benefícios da chia
A chia pode ser uma grande aliada para quem busca uma alimentação mais saudável. Os ácidos graxos são capazes de reduzir o colesterol ruim “LDL”, protegendo e melhorando a saúde do coração.
Além disso, o alto teor de fibras ajuda no controle da glicose no sangue, podendo ser de grande auxílio para pessoas com diabetes tipo 2. Ainda não te convencemos a comer chia? Ela também apresenta propriedades antiinflamatórias, antimicrobianas e antioxidantes.