Saúde e Bem-Estar
Por Gabrielly Bento

Confira 6 dicas infalíveis para preparar marmitas práticas e saborosas para a semana

Descubra como otimizar seu tempo na cozinha e garantir refeições saudáveis e deliciosas para os dias mais corridos.

Dicas simples e eficazes para preparar refeições saudáveis e saborosas (Foto: Juliana Verly/Shutterstock)

As marmitas se tornaram uma solução prática e saudável para quem busca otimizar o tempo na cozinha durante a semana. Preparar suas refeições com antecedência pode ajudar a evitar a tentação de comer alimentos menos saudáveis e ainda economizar.

Mas como organizar tudo isso? Confira as 6 dicas que o portal Elle separou e transforme a preparação das suas marmitas em um hábito prático e delicioso!

1. Inclua a marmita na rotina da cozinha

O primeiro passo para ter sucesso com as marmitas é inseri-las na sua rotina. Reserve um dia da semana para fazer o planejamento do cardápio, comprar os ingredientes e preparar as refeições. Dessa forma, você terá tudo organizado e pronto com mais facilidade para consumir durante a semana.

Continua depois da publicidade

2. Aposte no pré-preparo da marmita

O pré-preparo é uma ótima estratégia para otimizar o tempo na cozinha. Lave, descasque e corte os vegetais antes de cozinhar. Além disso, você pode cozinhar grãos e proteínas em maior quantidade e armazená-los na geladeira. Isso facilita na hora de montar as marmitas, já que você terá tudo pronto e à mão.

3. Não espere sobrar. Cozinhe a mais para sua marmita

Em vez de esperar que sobre comida para a marmita, cozinhe um pouco a mais durante as suas refeições. Assim, você garante que terá porções individuais prontas para serem armazenadas.

4. Ingredientes que agilizam a marmita

Escolha ingredientes que são rápidos de preparar e que combinam bem entre si. Grãos como quinoa e arroz integral, proteínas como frango desfiado ou atum em lata, e vegetais congelados são opções que agilizam a montagem das marmitas. Esses ingredientes podem ser cozidos ou aquecidos rapidamente, tornando suas refeições mais práticas.

5. Embale bem sua marmita

A maneira como você embala a sua marmita também influencia na conservação dos alimentos. Utilize potes com tampa hermética para evitar vazamentos e contaminações. Além disso, separe os alimentos úmidos dos secos para evitar que se misturem. Etiquetar as marmitas com a data de preparo também é uma boa prática para garantir a segurança alimentar.

6. Acrescente uma graça extra à marmita na hora de comer

Para tornar a hora da refeição mais prazerosa, acrescente uma "graça extra" à sua marmita. Isso pode ser um molho caseiro, uma porção de sementes, ervas frescas ou até mesmo um toque especial como queijo ralado. Esses pequenos detalhes fazem toda a diferença no sabor e tornam suas refeições mais gostosas e variadas.

Por Gabrielly Bento

Atualizado em 1 Out 2024.