Saúde e Bem-Estar
Por Giulia Frazão

Comer linhaça faz bem para a saúde? Entenda

Versátil e rica em nutrientes, esta semente vem ganhando destaque na alimentação saudável.

A linhaça possui potencial de melhorar o bem-estar e contribuir para uma dieta equilibrada (Foto: Shutterstock | Julia Sudnitskaya)

A linhaça, uma pequena semente rica em nutrientes, tem ganhado cada vez mais espaço na alimentação de quem busca um estilo de vida saudável. Versátil e fácil de incorporar em diversas receitas, ela se destaca pela sua capacidade de agregar valor nutricional a pratos simples do dia a dia, desde iogurtes e saladas até pães e smoothies.

De acordo com o Hospital IGESP (Instituto de Gastroenterologia de São Paulo), a linhaça pode ser uma escolha inteligente para quem deseja um cuidado mais completo com o corpo. Para entender o porquê confira abaixo 4 benefícios da semente:

1. Controle da glicemia

Auxilia na estabilização dos níveis de açúcar no sangue, sendo útil para o controle do diabetes e prevenção da resistência à insulina.

2. Controle do colesterol

As fibras solúveis da linhaça ajudam a reduzir o colesterol ruim, promovendo a saúde cardiovascular e prevenindo doenças do coração.

3. Melhora da pressão arterial

Contribui para a saúde do sistema circulatório e pode ajudar na redução da pressão arterial, beneficiando pessoas com hipertensão.

4. Auxílio na redução e controle do peso

As fibras presentes na linhaça promovem saciedade, enquanto os ácidos graxos ômega-3 auxiliam na queima de gordura, tornando-se uma aliada na perda de peso.

Por Giulia Frazão

Atualizado em 26 Set 2024.