Para quem busca ajuda para controlar os níveis de açúcar no sangue, tratamento de problemas respiratórios, diminuição da fadiga muscular, perda de peso e outros, o chá de moringa pode ser uma ótima opção!
A receita do chá, inclusive, vem sendo assunto no TikTok. Se você entrou nessa moda, é importante se manter a quantidade máxima recomendada por alguns especialistas: 2 xícaras, ou 500ml, por dia.
Mas, antes de qualquer coisa, vale entender que a moringa é uma planta medicinal rica em diversos nutrientes. Sua composição completa traz propriedades antioxidantes, anti diabéticas, analgésicas e anti-inflamatórias. Confira 16 benefícios, reunidos pela Tua Saúde, da moringa.
Vale ressaltar que as informações são baseadas em estudos iniciais dos benefícios da planta.
1. Melhora de síndromes respiratórias
A moringa apresenta componentes capazes de aliviar os sintomas de doenças respiratórias crônicas, como a asma. Na prática, isso se dá porque ela eleva as concentrações de hemoglobina, ou seja, de oxigênio circulando no corpo.
2. Previne a diabetes
Por causa das propriedades antioxidantes, a planta ajuda a regular o estresse oxidativo no organismo, reduzindo os níveis de açúcar no sangue e protegendo as células do corpo. Seu chá pode trazer benefícios diretos nesse sentido.
3. Melhora a saúde do coração
Ainda sobre as propriedades antioxidantes, a moringa evita inflamações no organismo. Além disso, ela é rica em fibras, que ajudam a diminuir a absorção de colesterol no intestino e a formação de placas de gordura nas artérias.
4. Regula a pressão arterial
A moringa é rica em tocoferois, polifenois e flavonoides na sua composição, o que está diretamente ligado à regulação da pressão arterial. Essas substâncias possuem efeito vasodilatador, relaxando os vasos sanguíneos e melhorando a circulação.
5. Auxilia na perda de peso
A junção de fibras e proteínas ajudam a aumentar a sensação de saciedade, assim se come menos, auxiliando na perda de peso. A moringa é rica nessas duas substâncias. Alguns estudos também sugerem que ela pode ajudar a diminuir o acúmulo de gordura no corpo.
6. Combate a anemia
Em 100 gramas de moringa, é possível encontrar 105 mg de ferro. O consumo de ferro favorece a formação de glóbulos vermelhos e aumenta a quantidade de hemoglobina no sangue. A moringa é uma aliada no tratamento da anemia.
7. Fortalecimento do sistema imunológico
A moringa é rica em vitamina C, polifenóis e betacaroteno, substâncias responsáveis por fortalecer o sistema imunológico. O consumo de alimentos ricos nelas ajuda a aumentar as defesas naturais do organismo.
8. Possui efeito analgésico e anti-inflamatório
Devido à presença de isotiocianatos, quercetina e ácido clorogênico, a moringa age diretamente no alívio de problemas inflamatórios.
9. Estimula a proteção de colágeno
Sabia que a moringa pode ser melhor amiga da pele? Ela apresenta uma grande quantidade de vitaminas do complexo B, C, E e A, então estimula a produção de colágeno e auxilia no processo de cicatrização da pele.
10. Melhora a saúde do intestino
Se você está buscando uma forma de cuidar do sistema gastrointestinal, a moringa auxilia na prevenção e tratamento de úlceras estomacais, além de combater a prisão de ventre, devido a sua grande quantidade de fibras.
11. Previne o câncer
Alguns estudos mostram que a moringa possui um efeito anticancerígeno, protegendo o corpo. Ela estimula a destruição de células cancerígenas, principalmente na região das mamas e do intestino.
12. Melhora a saúde da visão
Como citado acima, a moringa é rica em betacaroteno. Essa substância é precursora da vitamina A, responsável por produzir pigmentos visuais que ajudam a manter a saúde da visão.
13. Diminui a intensidade dos sintomas da menopausa
A moringa controla os níveis de inflamação e estresse oxidativo. Pesquisas indicam que a planta poderia ajudar a manter a concentração de hormônios durante a menopausa, diminuindo a intensidade dos sintomas.
14. Preserva a saúde dos ossos
A moringa é rica em cálcio, substância responsável por manter a saúde dos dentes e dos ossos.
15. Melhora a saúde do fígado
Com substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, a moringa melhora a saúde do fígado. Tendo efeito direto no seu funcionamento, além da prevenção nos casos de esteatose hepática.
16. Reduz a fadiga muscular
A moringa pode ajudar a melhorar o desempenho do fígado e reduzir a fadiga muscular. Na prática, isso se dá pelo seu efeito de retardar o esgotamento das reservas de glicogênio muscular e reduzir o acúmulo de substâncias relacionadas ao desgaste dos músculos.
Atenção! Ainda existem poucas pesquisas que comprovaram os benefícios da moringa e, especificamente, qual a dose segura do consumo. Em 2019, a Anvisa proibiu a venda de qualquer produto contendo a moringa, como cápsulas, sementes e em pó. Portanto, apesar dos benefícios, vale sempre consultar um médico antes de consumí-la.