Saúde e Bem-Estar
Por Giulia Frazão

Chá de louro com cravo-da-índia: descubra quais são os benefícios da bebida

A combinação pode ser uma ótima opção para diversos benefícios à saúde.

O chá de louro com cravo-da-índia é antioxidante e ajuda no sono, cicatrização de feridas e digestão. (Foto: Shutterstock / Bogdan Sonjachnyj)

O chá de louro com cravo-da-índia é rico em antioxidantes e compostos bioativos, por isso conta com diversos benefícios para a saúde.

A combinação não só proporciona um sabor único, mas também oferece uma série de vantagens para a saúde como a melhora do sono, cicatrização de feridas e auxílio na digestão.

Confira mais sobre as propriedades de cada um dos itens abaixo:

Louro

O louro, por si só, possui propriedades relaxantes (linalol), tem ação anti-inflamatória e, além de tudo, ajuda a reduzir a quantidade de urease no organismo - substância associada à infecção por bactérias.

Em suma, o louro pode ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e a melhorar a qualidade do sono. De acordo com o Minha Saúde Proteste, o extrato também acelera a cicatrização de feridas e auxilia no tratamento de pedras nos rins.

Cravo-da-índia

Já o cravo-da-índia, é uma ótima fonte de nutrientes (rico em fibras, vitamina A, E, K e manganês), propriedades antioxidantes, ação antimicrobiana e ativação de enzimas digestivas.

Segundo o Tudo Gostoso, o ingrediente combate radicais livres, prevenindo envelhecimento precoce. Além disso, também alivia diarreia, dor de barriga, gases e estufamento.

Modo de preparo

Continua depois da publicidade

Para preparar o chá com os dois itens, você vai precisar de 4 folhas secas de louro, 1 colher de chá de cravo-da-índia e 1 litro de água.

Comece colocando as folhas de louro, o cravo-da-índia e a água em uma panela. Leve ao fogo e deixe ferver. Assim que a água começar a borbulhar, conte cinco minutos e então desligue o fogo.

Após isso, aguarde mais cinco minutos para que o chá possa infundir adequadamente. Por fim, coe a mistura e sirva o chá de louro com cravo-da-índia ainda morno.

É fundamental lembrar que o chá de louro não substitui tratamentos médicos convencionais. Consulte sempre um profissional de saúde antes de iniciar qualquer nova prática de cuidado com a saúde.

Por Giulia Frazão

Atualizado em 18 Set 2024.