Saúde e Bem-Estar
Por Giulia Frazão

Chá de cravo e gengibre: descubra como a bebida pode ser aliada no controle da glicose

Quando combinados em um chá, os condimentos potencializam seus efeitos benéficos à saúde.

Quando combinados em um chá, os condimentos potencializam seus efeitos benéficos à saúde (Foto: Shutterstock)

Conhecido pelos seus efeitos antioxidantes, adstringentes e diuréticos, o chá de cravo e gengibre pode ajudar no controle dos níveis de glicose no sangue.

Com propriedades de regulação da glicemia, a bebida pode ser uma forte aliada para pacientes com diabetes.

O cravo-da-índia, por si só, contém compostos bioativos que contribuem para o controle do açúcar no sangue. Seu consumo regular pode reduzir significativamente os níveis de glicose após as refeições e, além de tudo, estimular a produção de insulina.

Já o gengibre pode melhorar a sensibilidade à insulina, facilitando o aproveitamento da glicose pelas células.

Segundo o Tudo Gostoso, quando combinados em um chá, o cravo e o gengibre potencializam seus efeitos no controle da glicemia. Enquanto o cravo exerce uma ação hipoglicemiante, o gengibre melhora a sensibilidade à insulina, e, assim, os dois trabalham em controlar os níveis de açúcar no sangue.

Como preparar um chá de cravo e gengibre?

Para preparar a bebida que além de benéfica para a saúde pode ser deliciosa, adicione alguns cravos e uma fatia de gengibre fresco à água fervente. Depois, deixe em infusão por poucos minutos e adoce conforme o seu gosto.

Continua depois da publicidade

Vale lembrar: apesar do chá de cravo e gengibre poder ajudar a controlar a glicemia, ele não dispensa tratamento médico e seu consumo não pode nunca substituir a consulta com um especialista.

Por Giulia Frazão

Atualizado em 17 Set 2024.