Começar o dia com um bom café pode fazer mais do que apenas despertar. Um estudo publicado pela Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA sugere que a bebida também pode ajudar a combater a gordura abdominal.
De acordo com O Globo, a pesquisa, realizada com 3.539 pessoas em Kyoto, Japão, mostrou que o consumo diário de café foi associado a uma redução de 45,1% na obesidade visceral e de 41,4% na síndrome metabólica.
Os participantes foram avaliados por meio de exames de saúde, incluindo antropometria (peso, altura e circunferência da cintura), pressão arterial, medição de gordura abdominal ou tecido adiposo visceral (TAV) e coleta de sangue venoso.
Além disso, os participantes também foram questionados sobre seus hábitos alimentares, como o consumo de café, chá verde e pão no café da manhã.
O café se destacou entre todas as bebidas citadas, e se correlaciona negativamente com o tecido adiposo visceral e triglicerídeos. Já o chá verde, por outro lado, foi associado ao aumento dos níveis de triglicerídeos, mas de forma positiva.
O estudo também revelou que beber chá verde mais de uma vez por dia e comer pão no café da manhã resulta em menores índices de obesidade e síndrome metabólica.