A cúrcuma é uma iguaria usada há séculos tanto na culinária quanto para fins terapêuticos e suas propriedades são muito estudadas no campo medicinal para a produção de medicamentos fitoterápicos.
Com isso, é possível ser contemplado por muitos benefícios ao incluir o ingrediente equilibradamente na rotina alimentar.
Cientificamente chamada Curcuma longa L., essa espécie é originária do sudeste asiático. A Índia, China e o Japão são países que usam as propriedades medicinais da especiaria há muito tempo, como na aromaterapia e como um analgésico.
Nas tradicionais medicinas Unani e Ayurveda, amplamente usadas na Índia, a cúrcuma tem sido muito utilizada para obstrução hepática e aplicada externamente para auxiliar na melhora de úlceras e inflamações.
Conforme um estudo publicado no periódico Scientific Electronic Library Online (SciELO), a especiaria com uma forte coloração alaranjada possui substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas e corantes.
Já outro estudo publicado na revista científica Frontiers in Pharmacology complementa outras propriedades da cúrcuma, como carboidratos, fibras, proteínas e lipídios sem colesterol, vitamina C, piridoxina, magnésio, fósforo, potássio e cálcio. Essas composições fazem da iguaria uma poderosa fonte nutritiva.
Como consumir a cúrcuma?
Além de suas propriedades terapêuticas, a cúrcuma é muito conhecida por sua versatilidade na produção de receitas. Com ela, é possível fazer bebidas, smoothies e molhos. Além disso, vale usá-la como tempero no arroz, em legumes, sopas e caldos.
13 benefícios da cúrcuma para saúde
Conforme o estudo na Frontiers in Pharmacology, a cúrcuma pode ter efeitos positivos à saúde em diferentes aspectos. Abaixo, confira 13 benefícios proporcionados pela especiaria.
- Alívio da acne;
- Melhora em inflamações;
- Alívio em dores nas articulações;
- Melhora em alergias;
- Auxílio na cicatrização de feridas;
- Ajuda na manutenção do equilíbrio do humor;
- Auxílio na manutenção dos níveis de açúcar no sangue;
- Melhora em distúrbios gastrointestinais;
- Contribuição para a saúde cardiovascular;
- Ajuda a controlar o diabetes tipo 2;
- Ajuda a eliminar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce do corpo e pelo surgimento de algumas doenças;
- Melhora a saúde da pele;
- Ajuda na eliminação de bactérias, fungos infecciosos e parasitas.
Apesar de ser bastante positiva em várias questões de saúde, o ingrediente pode ser contraindicado para algumas pessoas, como pacientes com problemas na vesícula biliar e sangramento, entre outros casos.
Por isso, a cúrcuma deve ser inserida na alimentação de uma forma equilibrada e com a avaliação de um nutricionista, que orientará as quantidades adequadas para cada pessoa.