Saúde e Bem-Estar
Por Luíza Fernandes

9 alimentos que podem te ajudar a enfrentar os dias mais quentes do ano

Com o calor típico do Brasil nesta época do ano, nada como um cardápio ideal para enfrentar os dias quentes com tranquilidade e saúde.

O verão de 2025 promete trazer temperaturas bastante elevadas para o território brasileiro; saiba como se proteger na alimentação (Foto: eyematter/ Shutterstock)

O verão ainda nem começou, mas já dá para perceber como serão os dias da estação mais quente do ano. Além de escolher roupas mais leves e praticar atividades ao ar livre, adaptar a alimentação e intensificar a hidratação também são estratégias eficazes para o corpo suportar as altas temperaturas.

Enquanto alguns alimentos, como sorvetes, sucos naturais e saladas, ajudam a amenizar o calor, outras opções podem intensificar a sensação térmica.

Isso porque, durante os processos de digestão e absorção, o corpo pode gerar calor, explicando a sensação de aumento de temperatura depois de certas refeições.

Para que você consiga passar pelo verão numa boa e sem perrengues, indicamos aqui os alimentos que vão te ajudar a enfrentar as altas temperaturas com mais tranquilidade. Confira abaixo:

  1. Melancia;
  2. Pepino;
  3. Morango;
  4. Pera;
  5. Maçã;
  6. Uva;
  7. Tomates;
  8. Abacaxi;
  9. Pimentão.

Cada um destes alimentos possui bastante água em sua composição e, por isso, aumenta a sensação de frescor e, de quebra, auxilia no processo digestivo.

Além de enriquecer sua dieta com os alimentos citados acima, existem algumas práticas saudáveis que, se adicionadas na sua dieta, podem te proporcionar momentos ainda mais agradáveis e de bem estar nesse verão. São elas:

  1. Priorizar a alimentação de saladas frescas e sempre verificar se os legumes e verduras foram bem higienizados no preparo do prato;
  2. Evitar preparos de comidas quentes, como sopas e caldos;
  3. Diminuir a ingestão de alimentos fritos e ultraprocessados;
  4. Reforçar sempre a hidratação.
Continua depois da publicidade

Com essas dicas será possível ter um verão mais saudável e agradável - sem abrir mão de delícias e refeições completas!

Veja também:

Por Luíza Fernandes

Atualizado em 16 Dez 2024.