Se você está planejando criar hábitos mais saudáveis e de quebra ainda perder peso, saiba que alguns alimentos podem apenas dificultar esse processo. Por serem ricos em sódio, açúcares refinados, aditivos e conservantes artificiais, gorduras trans e pobres em nutrientes eles devem ser evitados.
Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz, durante a pandemia, afirmou que houve uma queda de 4,3% no consumo de verduras e legumes em cinco dias ou mais por semana e um aumento de 4,6% na ingestão de pratos prontos congelados, de 3,7% no consumo de salgadinhos de pacote.
Esses hábitos impactam diretamente na saúde mental, além da probabilidade de desenvolver cânceres, doenças cardiovasculares e do ganho de peso. Se está buscando fugir disso, descubra quatro alimentos que deve evitar.
Confira 4 alimentos para cortar da sua alimentação
1. Embutidos e defumados
Salame, linguiça defumada, mortadela entre outros embutidos são ricos em sódio, gorduras ruins e conservantes, o excesso de sódio pode levar a hipertensão, sobrecarregar o sistema cardiovascular e desenvolver problemas renais.
2. Salsicha
Certamente você já deve ter ouvido que a salsicha não é um bom alimento para ter no seu dia a dia, o processado é considerado um dos piores para a saúde, rico em aditivos químicos e sódio. De acordo com o portal Folha BV, cada salsicha pode tirar 36 minutos da expectativa de vida de quem a consome.
3. Biscoitos industrializados
Apesar de ser uma delícia em seus mais diversos sabores, os biscoitos oferecem pouco valor nutricional, são repletos de açúcar, farinhas refinadas, que contribuem para ganho de peso e até mesmo para o desenvolvimento de diabetes.
4. Margarina
Possui gordura trans em excesso, componente responsável em sua maioria pelo colesterol LDL, para melhorar o sabor e aparência são inseridos muitos aditivos, que em muitos casos causam reações alérgicas e problemas digestivos.
Como dito mais acima, evitar esses alimentos evita os riscos de doenças crônicas e melhora o bem-estar geral. No entanto, vale citar que isso não significa que você precise eliminá-los completamente da sua alimentação, o importante é consumir com moderação e priorizar uma dieta balanceada.