O ovo é um dos alimentos mais presentes na mesa dos brasileiros. Além de ser acessível e fácil de preparar, ele oferece uma rica fonte de nutrientes que beneficiam a saúde, como proteínas, vitaminas e minerais essenciais.
Com seu baixo custo e versatilidade, o ovo se adapta a diversas realidades e preferências alimentares, sendo uma escolha popular para quem busca uma alimentação equilibrada sem gastar muito.
De acordo com a CNN, mais do que fornecer energia e ajudar no crescimento e na reparação dos tecidos, o consumo regular de ovos pode contribuir para a prevenção de uma série de condições de saúde.
Isso se deve à presença de componentes bioativos que exercem um papel protetor no organismo, fortalecendo o sistema imunológico e mantendo o corpo em equilíbrio.
Confira abaixo 3 doenças que o ovo previne:
1. Combate a anemia
O ovo é uma boa fonte de ácido fólico, vitamina B12 e ferro, nutrientes essenciais que auxiliam na produção de hemácias, melhorando a oxigenação do corpo e combatendo a anemia.
2. Protege o cérebro contra a demência
Já a colina, substância presente na gema do ovo, é essencial para a função cerebral, ajudando na memória, concentração e prevenindo doenças como a demência.
3. Ajuda no controle do diabetes tipo 2
Consumido com moderação, o ovo pode auxiliar no controle da glicemia e reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, promovendo saciedade e estabilidade nos níveis de açúcar no sangue.