Por Roberta Nomura
Dançar, tomar um chope gelado, namorar, bater um papo com os amigos, paquerar ou petiscar. Qualquer destes verbos podem ser facilmente praticados na capital mineira, considerada a cidade brasileira com maior número de bares por habitante. O agito da noite belo-horizontina se concentra principalmente nos bairros Funcionários e Savassi e as opções atingem a todos os gostos e idades.
Um dos destinos preferidos dos mineiros é a choperia Albano´s, que com dez anos de funcionamento se transformou em um dos mais badalados da região. Os números comprovam o prestígio do local. A casa recebe mais de 15 mil clientes mensalmente e chega a vender mais de 20 mil litros de chope por mês.
Quer apreciar uma cervejinha gelada, acompanhada por deliciosos petiscos em horários menos concorridos? A dica é ir direto ao Estabelecimento. O cliente pode saborear o bolinho de arroz, receita tradicional da família dos proprietários, a costelinha com mandioca e o desfiado de bacalhau com creme de leite, queijo e banana caturra. Tudo isso em um ambiente descontraído.
Depois de provar os melhores petiscos e chopes mineiros, o ideal é cair na noite. Entre as opções para dançar e paquerar, a Torre Lounge Club é a mais exótica. Localizada num dos pontos mais altos da cidade, a casa fica numa torre a 85 metros do chão e conta com três lounges (Moet Chandon, Siemens e Melissa), além de um camarote com 10 mesas para 50 pessoas.
Para quem opta por algo menos informal, há o típico boteco mineiro, caracterizado no Bar do Marcinho. Localizada em um espaço bucólico e tranqüilo, a casa possui deliciosos petiscos, refeições e cerveja gelada.