Se ambientes à meia luz e um tanto quanto escondidos chamam a sua atenção, saiba que a cidade de São Paulo é um belo esconderijo de bares modernos, requintados e até 'pé-sujo'. Com programação musical, bartenders renomados assumindo as bebidas e cartas de drinks que se destacam entre os apreciadores de coquetéis, esses points têm conquistado cada vez mais fãs.
Neste clima intimista, veja alguns bares que ocupam subsolos em São Paulo e navegue por um cenário não tão mainstream da capital paulista:
Bar do Cofre SubAstor
Foto: Pedro Augusto Negri/Divulgação Farol Santander (via assessoria)
O Bar do Cofre SubAstor, instalado no antigo cofre do Banco do Estado de São Paulo, é o projeto do Farol Santander para fevereiro de 2019. Com ares de speakeasy, enterrado no subsolo do Edifício Altino Arantes (antigo Banespa), a casa surpreende por manter as características originais do cofre, como as portas circulares feitas de concreto e aço reforçado. Para chegar lá, o cliente precisa descer lances de escada abaixo do hall de entrada do Farol e atravessar as grades de ferro, onde se encontra um bar iluminado ao centro do salão.
Endereço: Rua João Brícola, 24 - Centro
Horário de funcionamento: quinta a sábado, das 17h à 1h.
Bar dos Arcos
Fotos: Shutterstock | Cleiby Trevisan/Divulgação (via assessoria)
O subsolo do Theatro Municipal, uma das casas culturais mais antigas e importantes de São Paulo, abriga o Bar dos Arcos desde dezembro de 2018. A estrutura centenária que abrigava os antigos dutos de ventilação do prédio passou a oferecer alta coquetelaria e gastronomia aos paulistanos, mantendo as características do salão original. Indo na contramão dos bares tradicionais da cidade, o espaço promove compartilhamento e sociabilidade entre os clientes - em vez de cadeiras e mesas, os visitantes são acomodados em um labirinto de mesas iluminadas, sem lugares marcados.
Endereço: Praça Ramos De Azevedo, s/n - República
Horário de funcionamento: terça e quarta, das 19h à 1h; quinta e sexta, das 19h às 2h; sábado, das 19h às 3h.
Cava Bar
Reprodução/Instagram @cavabarsp | Reprodução/Instagram @cavabarsp
Instalado no subsolo de uma casa da década de 30, no Jardim Paulista, o Cava Bar aposta na simplicidade para se transformar em um reduto da alta coquetelaria. No menu de drinks há coquetéis clássicos, mas também vinhos, saquês e cervejas. Para comer, petiscos feitos com ingredientes frescos e orgânicos.
Cava Bar
Endereço: Rua Guarará, 565 - Jardim Paulista
Horário de funcionamento: de quarta e quinta, das 18h à 0h; sexta e sábado, das 18h às 2h.
Espaço Zebra
Foto: Reprodução/Facebook Espaço Zebra
O Espaço Zebra é a casa artística - e também real -, de Renato Larini. O prédio de dois andares conta com galeria, marcenaria, loja e um bar intimista. Com funcionamento apenas em dois dias da semana, sexta e sábado, o speakeasy é um ponto de encontro para amantes da arte e interessados em conhecer mais sobre o trabalho de Larini, que inclusive criou vários dos móveis do ambiente com caixas de bacalhau e material reutilizável. O cardápio minimalista agrega opções de drinks e comidinhas.
Endereço: R. Mj. Diogo, 237, Bela Vista
Horário de funcionamento: sexta e sábado, das 19h às 23h45.
SubAstor
Foto: Reprodução/Facebook SubAstor
O charme e mistério do SubAstor não ficam apenas na decoração e ambiente do bar, mas sim no cardápio exclusivo e personalizado de drinks da casa. Conhecido por seus ótimos coquetéis, o forte do local é a mixologia. Além de suas cadeiras confortáveis, cortinas de veludo vermelho e balcão pra lá de concorrido, há sempre novidades para degustar no menu.
Endereço: Rua Delfina, 163 - Pinheiros
Horário de funcionamento: terça a quinta, das 20h às 3h; sexta e sábado; das 20h às 4h.
EStônia
Foto: Reprodução/Facebook EStônia | Reprodução/Facebook EStônia
O bar EStônia é uma boa descoberta no subsolo do Ramona, restaurante que fica no centro de São Paulo. Focado em drinks e com um ambiente que praticamente se resume a um extenso banco de madeira, a trilha sonora do ambiente é o clássico rock. Para comer, nada muito estruturado, apenas porções de embutidos e tábuas de frios.
Endereço: Av. São Luís, 282 - Centro
Horário de funcionamento: quinta a sábado, das 20h às 2h.
Raiz Bar
Foto: Rubens Kato/Divulgação (via assessoria)
Inspirado nos bares 'speakeasies' americanos, o Raiz Bar ocupa o subsolo do renomado restaurante Jacarandá. É seguindo pelo jardim da casa que você encontra a entrada para um ambiente à meia luz, ousado e palco de bons shows de jazz. O menu de coquetéis traz ótimas surpresas para os fãs de drinks clássicos, mas também conta com receitas autorais.
Endereço: R. Alves Guimarães, 153 - Pinheiros
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 19h à 1h.
Apothek
Foto: Reprodução/Instagram @apothekcocktails | Reprodução/Instagram @apothekcocktails
A essência da mixologia é vivida intensamente no Apothek, o bar de Ale D' Agostino que mal tem espaço para sentar, mas oferece alguns dos drinks mais deliciosos da cidade. Vá com vontade de viver algo novo e sem muito requinte - o ideal é estar preparadx para ficar em pé na calçada experimentar coquetéis variados. A bebida é a protagonista do local, inclusive tudo ali é feito artesanalmente.
Endereço: Rua Oscar Freire, 2221 - Jardins
Horário de funcionamento: segunda, quinta e sexta, das 19h à 1h.
A Gruta
Foto: Reprodução/Facebook A Gruta Bar e Bilhares
Um lugar feito para quem gosta de jogos de tabuleiro, bilhar e poker - tudo isso regado com aquela cerveja trincando. O ingrediente especial da Gruta Bar não é a carta de drinks, a decoração moderna ou as comidinhas. O que chama a atenção da casa é o seu ar descolado, sem firulas e aberto para todos. A programação costuma reunir shows de banda, DJs e eventos especiais.
Endereço: Rua Major Quedinho, 112-A, Centro
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 18h às 4h; sábado, das 22h às 6h.
Subsolo 27
Foto: Reprodução/Facebook Subsolo 27
O subsolo da Galeria Metrópole ganhou a agitação do Subsolo 27 às quintas e sextas. O bar, que também se define como balada, é formado por uma pista de dança, festas com DJs que focam na música eletrônica e hits atuais, carta de drinks clássicos, algumas comidinhas e mesas e cadeiras. O local é perfeito para pessoas que gostam de casas noturnas que oferecem conforto.
Endereço: Av. São Luís, 187, subsolo - República
Horário de funcionamento: quinta e sexta, das 20h à 0h.
Jazz Nos Fundos
Foto: Reprodução/Facebook Jazz nos Fundos
Com dois ambientes e localizado no Centro Cultural de Música Instrumental, o Jazz Nos Fundos recebe apresentações de terça a sábado em horários diversos. Uma das salas é voltada para o jazz e música com instrumentos, além de algumas mesas. O público pode assistir aos shows do bar petiscando e bebendo boas cervejas. A outra sala, a "Sala do Autor", é mais reservada e o objetivo é conseguir ver uma apresentação em silêncio.
Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 742 - Pinheiros
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 19h às 3h.