Guia da Semana

O Litoral de São Paulo abriga lugares impressionantes e que muitos turistas ainda não conhecem. É o caso da Ilha do Cardoso, paraíso escondido no município de Cananeia, ao extremo sul do estado, quase na divisa com o Paraná.

A Ilha está localizada dentro do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, área considerada como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Tal título deve-se ao fato de 90% de sua área ser dominada pela Mata Atlântica, o que resulta em uma grande diversidade na Fauna e na Flora.

O Guia da Semana te conta tudo o que você precisa saber sobre a Ilha do Cardoso:

A ILHA DO CARDOSO


Foto: Shutterstock

Com um pouco mais de 600 habitantes, a Ilha do Cardoso é o destino certo para quem quer fugir do agito. Com muitas comunidades caiçaras, que vivem à base da pesca e do ecoturismo, quem se aventura por lá encontra um ambiente rústico, sem grandes construções e com muita simplicidade.

Talvez a combinação desses fatores que faz com que a Ilha seja o lugar certo para desconectar de tudo e curtir a natureza. A Vila do Marujá é onde está concentrada toda a infraestrutura da região: pousadas, restaurantes e um certo agito noturno. De lá saem os passeios e é onde os turistas podem sentir as raízes de uma vila de pescadores, sem abrir mão do conforto.


PRAIA DO MARUJÁ

A Praia do Marujá é a mais extensa de toda a Ilha: são 18 km de extensão! Tudo isso tendo como cenário uma areia plana, sem vestígios de sombra e com um mar calmo. É o roteiro principal dos turistas que visitam a região, já que a praia fica na Vila do Marujá. Mesmo com movimento, o lugar consegue guardar os ares de praia deserta!


PRAIA DE ITACURUÇA

Outro lugar que vale a visita é a Praia de Itacuruçá, com aproximadamente 10 km de extensão. O grande diferencial do local é o fato da praia ser banhada pelas águas do Rio Perequeê, de onde se vê botos nadando próximos à ilha. Para se chegar até lá, é necessário pegar uma trilha de 15 minutos partindo do Parque Estadual no Núcleo Perequê.

Curiosidade: lá existe uma réplica do marco do Tratado de Tordesilhas (cuja linha imaginária passava pela ilha), deixado por Martim Afonso de Souza.

BÔNUS: CANANEIA


Foto: Shutterstock

Para se chegar à Ilha do Cardoso é preciso passar pela charmosa cidade litorânea de Cananeia. A 250 km de São Paulo, o destino é conhecido por ser uma das cidades mais antigas do Brasil, abrigando roteiro histórico e praias de águas cristalinas.

Para quem deseja conhecer mais sobre a história de Cananeia, a dica é percorrer seu centro histórico sem pressa. Lá está o Museu Municipal, que traz informações sobre a fundação, construções históricas e algumas curiosidades da cidade. Uma delas é que em 1992 foi capturado um tubarão branco de 5 metros de comprimento, sendo considerado o segundo maior do mundo!

COMO CHEGAR A ILHA DO CARDOSO


Foto: Shutterstock

Existem dois jeitos de chegar à Ilha do Cardoso: balsa ou lancha rápida. Independente da escolha, é necessário deixar o carro estacionado no continente, ou seja, em Cananeia. De lá partem barcos particulares, que cobram um preço maior pela viagem, e a Balsa disponibilizada pela DERSA, que apresenta um preço mais em conta.

A verdade é que todo esforço vale a pena ao conhecer um paraíso quase escondido em pleno litoral de São Paulo - e que muitos turistas ainda não conhecem.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 23 Out 2019.