Guia da Semana

Uma das facilidades de viajar por Portugal é que tudo fica muito perto, já que é um país pequeno. As linhas de trem chegam a praticamente todas as cidades, por isso, o turista que opta por essa opção tem como chegar de modo fácil e rápido ao seu destino. E Portugal tem muita a oferecer em seu interior!

Veja quatro roteiros de trem para explorar diferentes regiões de Portugal: Norte, Centro-Norte, Centro e Sul:

O Centro

Este circuito inclui as cidades de Lisboa, Sintra, Cascais, Belém e Évora, cada uma com suas peculiaridades, mas muito próximas (a mais longe é Évora, que fica a 1h30 de Lisboa, mas que vale muito a pena). A dica é ter base em Lisboa e fazer os passeios bate e volta, já que são viagens muito rápidas. Dica: compre o bilhete antes, pela internet.

Foto: Shutterstock


Lisboa, a capital de Portugal, possui seus encantos e não é à toa que é um destino muito visitado na Europa. Você irá se apaixonar pelos bairros antigos, de ruas estreitas, à culinária portuguesa, além de museus de arte e história. Você vai se encantar por Sintra, que mais parece um conto de fadas por ser recheada de castelos e palácios antigos. Em Cascais, você pode aproveitar para pegar uma praia, conhecer as formações rochosas belíssimas da Boca do Inferno, ou apenas visitar o centro histórico e comer um bom bacalhau.

Foto: Shutterstock


Belém, por sua vez, é um dos locais mais turísticos de Portugal e possui monumentos como o Mosteiro dos Jerônimos, a Torre de Belém e, claro, a Fábrica de Pastel de Belém (você não pode passar por lá sem provar o famoso doce). Já Évora é um tesouro a parte, que possui monumentos romanos do século I, como o Templo Romano, onde os fóruns do vilarejo eram realizados.


O Sul

A região sul de Portugal, chamada de Algarve, reúne as praias mais bonitas do país. Este roteiro de trem passa por Faro, Lagos, Albufeira e Tavira. São praias muito famosas na Europa, de água limpa, esverdeadas e com formações rochosas belíssimas, características da região.

Foto: Shutterstock


É possível chegar a Faro de trem vindo de Lisboa, ou até de avião. Uma vez lá, reserve um tempo para conhecer o centro histórico da capital do Algarve. Já Lagos possui praias incríveis, como as famosas praias da Dona Ana e Praia do Camilo. Aproveite o visual, pois é de tirar o fôlego.

Foto: Shutterstock


Conheça também a badalada Albufeira, que possui um centro cheio de bares e restaurantes, muito movimentado durante a noite. Já Tavira oferece praias do mesmo estilo da região, mas que respira história por seus monumentos, prédios e praças antigos.


O Centro-Norte

O roteiro pelo centro-norte de Portugal também é um tesouro. Passa pelas cidades de Aveiro, Águeda e Coimbra. São cidades graciosas, cheias de encantos e com muita história.

Foto: Shutterstock


Aveiro por si só é um destino imperdível no país. Conhecida como a Veneza de Portugal, a cidade é cortada por um rio, chamado Ria de Aveiro, e os passeios de barco são um dos atrativos da cidade. Não deixe de experimentar os famosos ovos moles, servidos nas pastelarias de Aveiro.

Foto: Shutterstock


Águeda, por sua vez, é reconhecida pela rua de guarda-chuvas coloridos, que são expostos entre os meses de julho e setembro. Em Coimbra, a cidade dos estudantes, a dica é visitar a universidade e a biblioteca Joanina, um dos cartões postais dali. Conheça também o centro histórico e aproveite para checar o Museu Machado de Castro, que tem como objetivo contar a história do desenvolvimento artístico da escultura em Portugal.

O Norte

O último roteiro é pelo norte de Portugal, passando pelas cidades de Porto, Peso da Régua, Braga e Guimarães. O conselho é ficar hospedado em Porto e fazer os passeios bate e volta pelas cidades ao redor, pois são poucas horas de trem.

Foto: Shutterstock


O centro histórico de Porto também oferece passeios muito interessantes e cheios de história. Aproveite a cidade de Porto para passear na beira do Rio Douro e provar os vinhos portuenses, pois são uma dádiva. Conheça a Rua Catarina, com suas lojas e pastelarias, a torre dos clérigos, que possui uma vista incrível, e também a livraria Lello, local de inspiração para os livros da série Harry Potter.

Foto: Shutterstock


Este roteiro é para os amantes de vinhos, pois a região é cheia de vinícolas. A exemplo de Peso da Régua, que localiza-se no Alto Douro Vinhateiro. Aproveite os passeios de barco pelo Cais da Régua, o Museu do Douro, que conta a história da região, e a Quinta da Pacheca, para visitar um produtor de vinho.

Braga, por sua vez, é um destino mais histórico e religioso. Localizada na região do Minho, a cidade fica muito perto de Porto e tem fácil acesso. Aproveite os monumentos mais religiosos, como a Sé Catedral, o Palácio do Raio e o Santuário do Bom Jesus do Monte.

Foto: Shutterstock


Já Guimarães é cheia de histórias, e é considerada o berço da nação Portuguesa, já que o primeiro rei do país nasceu ali. Não deixe de visitar o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança, que são os maiores atrativos da cidade.

Por Lidia Capitani

Atualizado em 27 Set 2019.