Guia da Semana

A Sardenha é uma ilha paradisíaca localizada no Mediterrâneo, a oeste da Itália (país a qual pertence). Por lá, o turista encontra aquele clichê deslumbrante: águas cristalinas de cor turquesa e uma cidade charmosa. Afinal, não estamos falando de qualquer ilha: é a segunda maior do Mediterrâneo, repleta de pontos incríveis e que merece a sua visita – não é por acaso que o lugar é destino certo de quem mora na Europa e deseja um lugar realmente bonito para passar as férias de verão.

Por ela ser uma ilha bem grande – com quase dois mil quilômetros de costa –, é indicado fazer um roteiro do que realmente vale a pena conhecer para não estender tanto a viagem. Afinal, para conhecer todos os detalhes e lugares incríveis da ilha, o viajante precisaria de 30 dias (média).

Para quem não tem tanto tempo e planeja conhecer os melhores pontos desse paraíso italiano, o Guia da Semana separou algumas atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro. Seja para se inspirar para uma próxima viagem ou simplesmente para quem sonha em conhecer o local, confira o roteiro:

Entendendo a Sardenha


Foto: Shutterstock e Reprodução/Google Maps

Para chegar até Sardenha, que é ilha em meio ao Mediterrâneo, é necessário ir de avião – passagens partindo da Itália costumam ser mais baratas. Ao todo são três aeroportos que estão localizados nas cidades de Alghero, Olbia e Cagliar.

Para quem tem poucos dias de viagem, a dica é chegar por Olbia, que fica próxima aos principais pontos da Sardenha. Assim que chegar, é imprescindível alugar um carro, pois só assim você vai conseguir conhecer os pontos turísticos sem preocupações – é possível alugar no aeroporto. A dica é, primeiro, escolher quais lugares que o turista quer conhecer para, então, produzir o roteiro, decidir onde vai ficar hospedado e qual aeroporto vai desembarcar.

Quando ir a Sardenha


Foto: Shutterstock

Por ser uma ilha seca e com pouca chuva, o verão é a época ideal para curtir as praias da Sardenha. Neste período, o calor vai amenizar a temperatura de suas águas mais geladas – infelizmente as praias não são quentinhas iguais às do Brasil ou Caribe. Ou seja, vale programar a viagem nos meses de junho a setembro. A dica para evitar o ápice da alta temporada é não ir durante o mês de agosto, que é o período de férias de verão dos Europeus.

Costa Esmeralda


Foto: Shutterstock

Uma das joias da Sardenha certamente é a Costa Esmeralda, trecho litorâneo que abriga lugares maravilhosos e com um visual de deixar qualquer um impressionado. Ela está localizada mais precisamente a nordeste da ilha, na cidade de Olbia, formando ao todo 56 km de baías maravilhosas e águas azuis e cristalinas. Como são muitas praias e muitos lugares bonitos, a dica é selecionar os principais, já que são muitos points para conhecer.

Provavelmente Spiaggia del Principe é a praia mais famosa da Costa Esmeralda, sendo ideal para quem gosta de um mar mais calmo e com águas absurdamente cristalinas. Lá, é bom para fazer snorkelling, paddle e até mesmo curtir tranquilamente o mar, que mais parece uma piscina.

Para quem quer curtir um dia na praia, com direito a espreguiçadeira e uma boa infraestrutura próxima, Cala Moresca é uma ótima opção, principalmente para quem viaja com crianças. Indo até ela, é possível passar por uma orla com restaurantes charmosos – sem falar que a praia conta com um estacionamento próprio, o que deixa tudo mais fácil. O local em si é dividido por uma pedra, ou seja, dá para visitar "dois lugares diferentes”. Como toda praia na Sardenha, a areia é feita de pedrinhas, que contrastam com as cores azuis do mar.

Arquipélago de Maddalena


Foto: Shutterstock

O Arquipélago de Maddalena é aquele lugar que parece ter saído de um quadro de tão bonito – e certamente é uma das paradas preferidas de quem visita a Sardenha. Trata-se de um conjunto de ilhas próximo a Palau (40 km de Olbia), ao norte da Ilha – de lá sai um ferry que leva o turista ao arquipélago em uma viagem de 15 minutos pelo mar mediterrâneo.

O local, que desde 1996 é um Parque Nacional, abriga sete principais ilhas, tendo como destaque Maddalena (porta de entrada do Arquipélago) e Caprera – as maiores ilhas do local. Para quem quer praias mais movimentadas, as de Maddalena são ótimas e tão bonitas quanto as desertas. Já para quem quer um lugar mais tranquilo, as praias de Caprera são ideias.

Cala Gonone


Foto: Shutterstock

Na costa leste na ilha, a cerca de 110 km de Olbia, está a charmosa cidade de Cala Gonone. Para quem quer conhecer outros lugares além do nordeste da ilha, essa é uma boa opção de cidade próxima e que te possibilita conhecer outros pontos da Sardenha. O local é recheado de hotéis, pousadas e restaurantes tão charmosos que fica impossível não tirar milhões de fotos.

Partindo de barco de Cala Gonone encontramos outros dois lugares fabulosos e que vão te deixar apaixonado: Calas Marilou e Goloritze. Lá é onde se encontra a Grotta Blue Marino, considerada a maior da Itália – dá para entrar de barco e explorar por dentro. Além de águas turquesas e a possibilidade de nadar em alto mar, é possível curtir praias mais calmas e realizar trilhas (não tem como chegar de carro nesses lugares).

Cagliari


Foto: Shutterstock

Capital da Sardenha, Cagliari foi fundada pelos fenícios e ainda guarda muitas marcas históricas do império romano em seu máximo esplendor. Para quem gosta de um roteiro mais cultural, o centro histórico, assim como a Catedral de Santa Maria e a Torre de San Pancrazio, são ótimos passeios para conhecer mais sobre a história do lugar.

Nos arredores de Cagliari encontram-se algumas das praias mais bonitas do país. Para ir até lá, é necessário alugar um carro e andar pelo litoral. Aliás, para quem está de carro, a dica é percorrer a distância entre Cagliari e Teulada em uma estrada panorâmica a beira do mar azul, onde vez ou outra surge uma praia deserta. É incrível.

Por Juliana Sartori

Atualizado em 25 Nov 2019.