Guia da Semana

Que o Sul da França possui vilarejos encantadores todo mundo sabe, mas o que quase ninguém sabe é que um dos lugares mais incríveis para se visitar por lá é a região da Provence, conhecida por seus campos de lavanda, vilarejos de pedras, excelente gastronomia e vinhos deliciosos.

Destino de lua-de-mel de muitos casais, Provence tem caído cada vez mais no gosto de quem ama viajar e conhecer lugares naturalmente bonitos: a simplicidade de suas vilas transforma a viagem em uma experiência única e marcante. Com vielas, restaurantes aconchegantes e hospedagens ainda mais charmosas, é impossível não ir até lá e se apaixonar. A dica é alugar um carro e percorrer a distância entre os vilarejos sem pressa, desfrutando ao máximo do clima romântico, que é conhecido no mundo inteiro!

O Guia da Semana separou os pontos imperdíveis da região. Confira:

Gordes


Reprodução: Shutterstock

No alto de uma colina está a charmosa cidade de Gordes, uma das paradas obrigatórias para quem visita o Sul da França. O vilarejo parece que foi esculpido diretamente na pedra sobre o qual está instalado – pelo menos é a impressão que temos ao olhar a cidade de longe. As construções históricas, vielinhas e pequenas casas são da mesma cor (de calcário), característica herdada da antiga exploração da matéria prima. Se perder em meio às inúmeras vielinhas, ruas de pedra e charmosas igrejas torna-se um passeio incrível - sem mencionar a paisagem que entorna a cidade.

Roussillon


Reprodução: Shutterstock

A apenas 10 km de distância de Gordes, Roussillon é outra parada bem interessante para quem quer conhecer um vilarejo diferente. A começar por sua arquitetura, que assim como a cidade anterior, foi esculpida no alto de uma montanha, mas se caracteriza pela sua cor avermelhada, que está presente em todos os edifícios e casas do local – o ocre, espécie de argila vermelha, era muito comercializado e explorado na região, por isso tudo por lá apresenta essa coloração. Além da visita às vielinhas e lojinhas de souvenirs, é possível conhecer mais sobre a história do ocre e fazer um tour em uma antiga mina.

Passeio de Balão pela Provence


Reprodução: Shutterstock

Que tal conhecer a região de Provence por um outro ângulo? O passeio de balão é a forma mais inusitada e incrível de percorrer a região, conhecendo tudo de cima! Os campos de lavanda, os vilarejos e a luz dourada do sol ficam ainda mais impressionantes! O melhor horário para fazer o tour é na hora que o sol nasce, ou seja, perto das 5h30 da manhã - de lá de cima é possível curtir o início da manhã e curtir um visual de tirar o fôlego! A France Montgolfiere é uma das empresas que realiza o passeio e o preço não costuma ser muito barato: cerca de R$ 500 por pessoa - mas quem foi garante que vale cada centavo!

As vinícolas de Chateauneuf-du-Pape


Reprodução: Shutterstock

Os amantes de vinho podem colocar Chateauneuf-du-Pape em seu roteiro: para quem quer degustar, visitar vinícolas e conhecer de perto da produção da bebida, não há lugar melhor da França - e talvez no mundo. Afinal, quem não quer conhecer o vinho que os papas bebem? O charmoso vilarejo de pouco mais de dois mil habitantes guarda alguns dos rótulos mais aclamados pelos amantes de vinho – e a melhor parte é que muitas dessas produções possuem entrada aberta ao público. Com um preço justo, é possível participar de diversas atividades nas inúmeras vinícolas do vilarejo. Se a ideia é conhecer lugares históricos, não deixe de ir no Palais des Papes, castelo construído pelo papa Clemente V para ser morada de verão dos papas. Sete séculos se passaram e a arquitetura do local só fica ainda mais encantadora.

Atrações Naturais

Campos de Lavanda


Reprodução: Shutterstock

Os Campos de Lavanda são o cartão postal da região sul da França – e não é para menos: tamanha beleza e cor em meio às montanhas fazem qualquer um se encantar. Dizem que no pôr-do-sol ou na golden hour, como o fenômeno é conhecido, é a melhor hora para visitar o lugar, já que a combinação de cores em meio às lavandas faz qualquer um perder o fôlego! Para quem quiser encontrar um campo de lavanda, a dica é ir visitar Plateaux d’Albion, em Valensole e na região de Haut Verdon.

Calanques de Cassis/Marselha


Reprodução: Shutterstock

Calanques são formações naturais, resultado de um acidente geográfico que aconteceu na beira do Mar Mediterrâneo. Essa paisagem deu lugar a enormes cânions entre uma água azul cristalina e ainda formou uma pequena praia, que é atração durante o verão! Para alcançar a Praia do Calanque é necessário pegar uma trilha que sai de Cassis e dura em torno de 2 horas – as agências de turismo do local costumam distribuir mapas indicando o caminho, já que é possível fazer tudo isso sem auxílio de guia. No trajeto, encontram-se mirantes e ótimos lugares para tirar fotos, sem mencionar as águas refrescantes que o esperam no final da trilha.

Por Juliana Sartori

Atualizado em 18 Jun 2019.