Guia da Semana

Carcassonne é uma cidade medieval, localizada no sul da França, a 94 km de Toulouse e 300 km de Barcelona, na Catalunha. Sua história remonta do império romano, em que o castelo no topo do morro da cidade foi construído como ponto estratégico militar. O castelo virou Patrimônio Mundial da Unesco em 1997, e encanta todos os visitantes que buscam uma experiência de conto de fadas.

O nome da cidade é uma homenagem a Damas Carcas, uma mulher que viveu no Séc VIII, que em seu ato de resistência contra os invasores que se instalaram por um ano na região, jogou um porco por cima da muralha. O ato significou que mesmo passando fome, os moradores da Cité, como é chamada a parte de dentro dos muros, iriam resistir. Quando a estratégia foi vitoriosa, Carcas tocou os sinos da cidade. Como sonne significa "som" em francês, surgiu, então, o nome da cidade: Carcassonne.

Foto: Shutterstock

O castelo possui 52 torres e o passeio por dentro é de impressionar. A cidade pode ser dividida em duas partes: a parte medieval, que fica no topo do morro e é murada, e a Bastide, a parte mais baixa e que possui construções mais recentes. Apesar da atração principal ser a cidade murada, vale a pena conhecer a Bastide e seus pontos que ainda guardam história, como a Porta dos Jacobinos, a catedral Saint-Michel e o canal du Midi.

O região sofreu com diversas disputas de territórios. As duas principais muralhas possuem buracos que os defensores do castelo usavam para lançar flechas contra os invasores. Uma tour guiada pelo local vai te oferecer uma história repleta de batalhas entre famílias e religiões.

Foto: Shutterstock

Após conferir a parte baixa da cidade, escolha atravessar pela Ponte Velha ou pela Ponte Nova para acessar a Cité. Não deixe de conferir a Basílica Gótica de Saint-Nazaire, cujos impressionantes vitrais de 700 anos foram escondidos dos nazistas durante a segunda guerra mundial para sua preservação.

Ainda dentro dos muros, há o castelo de Comtal, que funcionava como última linha de defesa, com uma trincheira e altas torres. Visite também o museu dentro do castelo – por ali, há acessos à outras partes da muralha, poços e o Museu da Tortura.

Foto: manjik/Shutterstock

Se a fome bater, confira o cassoulet da região. Cassoulet é um guisado de feijão branco e carne. Se preferir, há outras opções à base de foie gras e também as deliciosas sobremesas, como o gelato de cassis.

A região, chamada de Languedoc, é famosa por seus vinhos e castelos. Se tiver tempo, faça uma visita à vinícola local e prove seus vinhos

Foto: Shutterstock

Carcassonne fica a 6 horas de Paris de trem, e uma hora de carro do aeroporto de Toulouse. Há também o aeroporto de Carcassonne que fica a 3 km do centro da cidade.

Por Lidia Capitani

Atualizado em 23 Ago 2019.