Museus, castelos, palácios, catedrais e lugares históricos. O Reino Unido tem muito a oferecer ao turista que se aventura por suas terras. Seja na grande Londres, que possui museus incríveis e locações da família real, ou no interior, com ruínas de castelos medievais e atrações naturais, o passeio é espetacular.
A boa notícia é que hoje é possível desbravar tudo isso sem sair de casa com a plataforma Google Arts & Culture. Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 atrações do Reino Unido para você visitar online e sem sair de casa. Confira:
Museu Nacional da Escócia
Localizado em Edimburgo, o Museu Nacional da Escócia, em sua formação atual, data de 2006, e possui uma coleção incrível de antiguidades, além de guardar a história da Escócia. O prédio adjacente pertence ao Museu Real Escocês, que possui uma coleção voltada à ciência, tecnologia e culturas do mundo. O acervo mistura itens arqueológicos, científicos e naturais com coleções da cultura local, como os ternos extravagantes de Elton John. Esta coleção, por exemplo, você pode ver na tour virtual.
Foi em Bletchley Park que Alan Turing trabalhou durante a Segunda Guerra Mundial como parte da equipe Hut 8 para desvendar o Código Enigma. Também conhecida como Station X, a casa fica na cidade de mesmo nome, e era sede da inteligência britânica. O local possui uma grande importância histórica e foi responsável por reduzir uma guerra de quatro anos em apenas dois. O filme “O Jogo da Imitação” conta a história de Alan Turing – e teve algumas de suas cenas filmadas na locação histórica.
A Catedral de São Paulo é uma igreja anglicana localizada em Londres e sede do bispo da cidade. O edifício data do século XVII, mas já passou por várias reformas – a atual igreja é considerada a quinta catedral. O local é muito visitado em Londres. Inclusive, foi ali que Charles casou-se com Lady Di, em 1981. Vale destacar também que sua cúpula é a segunda maior do mundo, com uma vista estupenda da cidade.
O Museu Tate Britain é o museu nacional de arte moderna do Reino Unido, localizado em Londres. A construção compreende quatro galerias: Tate Britain, Tate Liverpool, Tate St Ives e Tate Modern – e ainda a galeria online, Tate Online. O Google Arts & Culture, em parceria com o Tate Britain, exibe a coleção online de arte britânica.
Na cidade de Bolsover está o Castelo Bolsover, que hoje faz parte dos patrimônios britânicos. No passado, o castelo servia de residência de verão de uma família rica, e o responsável pelo castelo passou cerca de 50 anos expandindo e decorando a mansão. A família gostava de receber convidados e entretê-los com festas. Na tour virtual, é possível conferir o pequeno castelo, que permanece intacto, além das ruínas do resto da mansão.
O Castelo de Dover é um castelo medieval, localizado na cidade de mesmo nome, na Inglaterra. Construído no século XII, é conhecido como a "Chave da Inglaterra" por ser um importante local de defesa durante a história. Sua localização estratégica permite uma visão do oceano. Além disso, no mesmo local em que o castelo está, há um edifício mais antigo, chamado de farol romano, construído no século II. O castelo possui túneis subterrâneos que tiveram grande papel em batalhas nos séculos passados. Outra curiosidade é que de acordo com algumas lendas, o castelo é mal-assombrado.
Um passeio diferente e interessante é conhecer o Stonehenge, aquelas peças de pedra de cinco metros de altura que ficam no Reino Unido. Você vai poder conferir de pertinho a formação das rochas e andar no meio delas.
A Clarence House é uma residência real em Londres com quatro andares, sótão e porão, e claro, com uma decoração luxuosa. Entre 1953 e 2002, servia de residência da rainha mãe, mas atualmente é a casa do príncipe Charles e sua família, incluindo os príncipes William e Harry. A mansão foi construída entre 1825 e 1827, e já pertenceu a vários reis, rainhas, príncipes e princesas – inclusive, foi usado como quartel general durante a Segunda Guerra. Hoje, a casa pode ser visitada durante o verão, com compra de ingressos antecipadas. Entretanto, você pode dar uma espiada através da tour virtual do Google Arts & Culture.
O Museu de Ciências de Londres é uma atração muito visitada na cidade e possui um acervo impressionante. São mais de 300 mil inventos que determinaram a história da humanidade. O museu agrada muito as crianças mais curiosas, pois ele é todo voltado à interação dos visitantes com os objetos tecnológicos e científicos de modo divertido. Foi inaugurado em 1857 para unir alguns objetos da Grande Exposição de Londres, de 1851, com a coleção da Real Sociedade de Arte. Alguns dos objetos mais impressionantes que você irá encontrar por lá são a máquina de vapor de Newcommen (1712), a máquina calculadora de Babbage (1832) e o módulo de mando de Apollo X (1969).
O British Museum tem uma história muito antiga, que data de 1753 e reúne 8 milhões de objetos de até 2 mil anos. São obras como desenhos japoneses, máscaras astecas, esculturas egípcias, gregas, acessórios de ouro persa e muito mais. Na tour, você vai fazer uma viagem na história e conhecer os primeiros artefatos construídos por humanos até obras contemporâneas.