Tour virtual: 10 templos budistas antigos para explorar de casa
São templos com milhares de anos que guardam histórias impressionantes sobre o passado.
Fotos: Shutterstock | Jono Photography / Shutterstock.com
Viajar para países como Indonésia, Índia, Paquistão e Japão é mergulhar numa nova cultura e, principalmente, no budismo. Para quem gosta de história e religião, as principais atrações destes locais são os templos budistas antigos, repletos de simbolismos, esculturas e ruínas. Sem poder viajar para lá tão cedo, você pode explorar alguns destes templos sem sair de casa.
Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu 10 templos budistas antigos que você pode conferir online. Confira:
Grande Stupa de Sanchi
O Grande Stupa é um dos templos budistas mais antigos da Índia – data do século III a.C. Por ali, é possível conhecer um pouco da história do budismo talhada em pedra e simbolizada em esculturas antigas.
O templo budista Kiyomizu-dera, em Kyoto, no Japão, faz parte dos Monumentos Históricos da Antiga Quioto e também é patrimônio mundial da UNESCO. Sua fundação data de 798 d.C., mas as construções atuais foram construídas em 1633. Seu nome deriva de 'água límpida', ou 'água pura', dada à cachoeira que há no local. O complexo também possui templos xintoístas, como o Santuário Jishu, dedicado a Ookuninushi, um deus do amor e "bons pares". Na plataforma do Google Arts & Culture é possível conferir fotos e imagens em 360º de diferentes partes do complexo, além da vista belíssima de Kyoto.
O Complexo de Prambanan é um ponto turístico muito famoso da Indonésia, e localiza-se na Ilha de Java. O local reúne diversos templos hindus do século IX que foram construídos em 856 d.C. Prambanan é formado por dois complexos: o Loro Jonggrang, hindu, e o Sewu, budista. Em 1991, foi incluído na lista de Patrimônios Mundiais da Humanidade pela Unesco. No passado, o local servia como templo real, no apogeu dos reinos da Indonésia.
Também localizado na Ilha de Java, o Templo de Mendut é um templo budista maaiano. Foi construído no início do século IX, aproximadamente em 824, e faz parte do Conjunto de Borobudur, que inclui os templos vizinhos de Borobudur e de Pawon. Em 1991, foi inscrito como Património Mundial da UNESCO. Os três templos ficam numa distância de três quilômetros de distância, numa linha reta. Mendut fica na extremidade oriental dessa linha; Borobudur na extremidade ocidental; e Pawon aproximadamente no meio. Sabe-se que eram edifícios religiosos, mas não há relatos em relação aos tipos de rituais que eram feitos ali.
O Templo de Kalasan, também conhecido como Candi Kalibening, é um templo budista do século VIII, localizado em Java, na Indonésia. O templo foi construído para os monges de uma das famílias reais, e é um dos mais antigos da região. Apesar de estar mais degradado que outros templos da região, ainda é possível ver os ornamentos das janelas e portas através do street view do Google Arts & Culture.
Borobudur ou Barabudur é um dos mais importantes templos budistas do mundo, e fica na Ilha de Java, Indonésia. De tão importante, está na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. São nove plataformas sobrepostas, algumas retangulares e outras circulares, com uma abóbada central. Para decoração, estão dispostos 504 estátuas de Buda e milhares de painéis em relevo. Aprecie esta atração incrível pelo street view do Google Arts & Culture. É de impressionar!
Na rota de templos budistas da Indonésia, não deixe de conferir o Templo de Candi Sari, em Yogyakarta. O templo foi construído no século VIII, e servia como moradia para monges budistas. Sua arquitetura é típica do local, mas a decoração externa é repleta de estátuas budistas com flores e instrumentos musicais. Você pode conferir a ruína deste templo arqueológico diretamente do Google Arts & Culture.
Localizadas na Índia, estas cavernas possuem diversas esculturas de divindades budistas e também hinduístas, como Ganesha e Durga. São doze santuários esculpidos em rocha de basalto (durante os séculos VI e VII) numa colina da cidade de Aurangabad, Maharashtra.
Esculpido à mão, este templo subterrâneo parece imitar o design da Grécia Antiga. Está localizado em Gujarat, na Índia. Possui salas de reuniões e para meditação, além de aposentos para os monges. Essas cavernas foram esculpidas no período do imperador Ashoka até o século I a IV.
O Complexo budista de Jaulian é um monastério localizado no sítio arqueológico de Taxila, no Paquistão. Datado de 2 d.C, foi um dos principais responsáveis por espalhar o budismo na região já que ficava localizado numa área de rota comercial. Possui muitos locais de meditação, um santuário principal e 27 menores. Além disso, possuía outras salas para a vivência dos monges, como quartos, cozinha, sala de reuniões e despensa.