Para entrar em contato com a arte contemporânea, a melhor opção é visitar um museu dedicado às artes feitas no último século. Além de apreciar obras de artistas atuais espalhados pelo mundo, você ainda conhece os novos movimentos artísticos e vê de perto o trabalho de pintores mais renomados.
São museus na África do Sul, Tailândia, Colômbia, Estados Unidos, Brasil, Espanha e muito mais. Pensando nisso, o Guia da Semana trouxe 8 museus de arte contemporânea para você conhecer online numa tour virtual. Confira:
Museu de Arte Contemporânea (MOCA), Tailândia
O MOCA é o museu de arte contemporânea da Tailândia, localizado na capital Bangkok. Ele possui a maior coleção de arte moderna e contemporânea do país. Por lá, há obras de artistas tailandeses famosos, de forma a promover a arte local e expandi-la para o mundo.
O Museu Solomon R. Guggenheim, localizado em Nova York, na Quinta Avenida, foi projetado pelo famoso arquiteto Frank Lloyd Wright. Com formato de rolha, para que os visitantes entrem num contínuo de arte, o museu ainda possui filiais em Las Vegas, Berlim e Veneza – e conta com planos de expansão para outros países. O prédio é um marco histórico na cidade de Nova York, e sua coleção possui muita importância para a arte do século XX e XXI.
Como o nome já diz, este museu se localiza em Bogotá, capital da Colômbia. Ele foi criado quando um importante padre local visitou a casa de um rico colecionador de arte e percebeu que aquelas obras estavam sendo desperdiçadas. Assim nasceu o MAC, que exibe cerca de mil peças para o público apreciar.
O Instituto Inhotim fica localizado em Brumadinho, Minas Gerais, e possui uma área de 140 hectares de visitação composta por floresta e jardim botânico. Além do imenso jardim, o museu possui uma coleção de arte internacionalmente reconhecida, com 700 trabalhos de cerca de 200 artistas. O local é um complexo de jardins e galerias; algumas dedicadas a exposições individuais de artistas e outras que recebem exposições temporárias.
Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Trento e Rovereto, Itália
Localizado em Trento, na Itália, o Museu de Arte Moderna e Contemporânea possui uma arquitetura única – sua cúpula é inspirada pelo Panteão de Roma. Grande parte de sua coleção compreende o futurismo do movimento italiano. A coleção reúne cerca de 15 mil obras de artistas renomados como Giorgio Morandi, Giorgio de Chirico, Felice Casorati, Carlo Carrà e Fortunato Depero. Trata-se de uma grande viagem pela arte contemporânea italiana, que foi sempre importante na história da arte.
Fundada em 1915, a Galeria de Arte de Johannesburg é o epicentro de arte da cidade e possui a maior coleção pública de arte moderna e contemporânea na África Subsaariana. O foco principal do museu é a arte contemporânea africana, mas ele também possui coleções de pinturas holandesas do século XVII, arte britânica e europeia dos séculos XVIII e XIX, obras sul-africanas do século XIX, uma grande coleção contemporânea de arte sul-africana e internacional do século XX e um portfólio de impressão contendo obras do século XV até o presente.
Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea, Coreia do Sul
Localizado em Gwacheon, na Coreia do Sul, o MMCA foi fundado em 1969, e era o único museu de arte da Coreia com obras modernas e contemporâneas. A arquitetura do prédio é típica de uma fortaleza coreana, e ele também possui um jardim com esculturas ao ar livre para serem apreciadas. Além da sede em Gwacheon, o museu possui três filiais: em Deoksugung, Seul e Cheongju. A coleção, que traz obras desde 1910, foi essencial para o desenvolvimento da arte contemporânea coreana.
Pertencente à Fundação Solomon R. Guggenheim, o Museu Guggenheim Bilbao é um dos cinco museus da fundação espalhados pelo mundo. Situado na cidade de Bilbau, Espanha, foi projetado pelo arquiteto norte-americano Frank Gehry. Um dos locais mais visitados da Espanha, o museu possui uma incrível coleção de obras do século XX e XXI, mas o que chama a atenção mesmo é sua arquitetura icônica e diferente de tudo o que já se viu.