Tour virtual: 10 lugares extremos ao redor do mundo para ver online
Explore ilhas isoladas, os pontos mais ao norte e ao sul do mundo, desertos de gelo e o pico mais alto do planeta.
Foto: Shutterstock
Você já imaginou como é viver numa cidade cercada de gelo? Ou numa ilha isolada de qualquer outro vizinho? Algumas destas localizações desertas, extremas e isoladas são habitadas por pessoas, por incrível que pareça. Na plataforma Google Arts & Culture você consegue visitar estes pontos da terra pouquíssimos explorados. Desde montanhas de gelo, desertos e ilhas solitárias até os pontos mais ao norte e mais ao sul do mundo.
Incrível, né? O Guia da Semana te conta um pouco mais sobre 10 desses locais extremos. Confira:
POLO SUL
E no ponto mais extremo ao sul do mundo está uma bandeira americana indicando a famosa expedição de descoberta do ponto em 1911, por Roald Amundsen. Nada mais impressionante que um gigante deserto de gelo.
Ao contrário do Evereste, o Mar Morto é o ponto mais baixo da terra, abaixo do nível do mar. A costa do Mar Morto fica abaixo de 400 metros do nível do Mar Mediterrâneo. O mar banha Israel, a Cisjordânia e a Jordânia, e é todo cercado por desertos. Sua famosa água hipersalina facilita a flutuação, e a lama negra rica em sais minerais é usada em tratamentos terapêuticos e estéticos nos resorts da região.
O Parque Nacional Quttinirpaaq localiza-se no nordeste da Ilha Ellesmere, no território de Nunavut, no Canadá. É o segundo maior parque no país, possui 38 mil quilômetros de extensão e é um deserto polar. É uma área bem remota que recebe cerca de 50 visitantes por ano. Na língua nativa, inuktitut, o termo “quttinirpaaq” significa "topo do mundo". Pela plataforma do Google, você pode dar uma olhada na paisagem local.
A Geórgia do Sul é uma ilha no Oceano Atlântico, pertencente aos britânicos, entre as ilhas Malvinas e as Sandwich do Sul. O mais interessante é que não há uma população permanente, ou qualquer meio de transporte. A ilha é ocupada por ocasionais cientistas e turistas. Na plataforma do Google você vai encontrar várias montanhas, repletas de gelo, que são cortadas pela água, formando um visual incrível.
Já se imaginou visitando a Groenlândia, a famosa parte remota do mundo repleta de gelo? Ittoqqortoormiit é uma pacata cidade, fundada em 1925, e que hoje abriga cerca de 450 pessoas. Na plataforma do Google Arts & culture você consegue dar um passeio pelas ruas da cidade, ver as casinhas de madeira coloridas na encosta e se deleitar com a paisagem de gelo.
A Villa Las Estrellas é uma pequena vila chilena, uma das únicas que ocupam o continente, uma vez que as outras ocupações são militares ou de pesquisa. Ela localiza-se na ilha de Rei George, e também serve como posto militar e científico do Chile no continente. A cidade funciona perfeitamente e conta com escolas, bancos, shopping e mercado.
Você certamente conhece o monte por nome, certo? Então, que tal conhecer sua paisagem inóspita online? O monte possui o ponto mais alto do mundo acima do nível do mar. Foi escalado pela primeira vez em 1953, e hoje virou atração turística. Veja com seus próprios olhos o ponto mais alto da terra, de 8 848 metros e cheio de gelo, pela plataforma do Google Arts & Culture.
A Ilha de Páscoa é uma das mais remotas, e sua vizinha mais próxima, a Ilha Juan Fernandez, fica a 1,850 quilômetros de distância. A ilha vulcânica é de território chileno e localiza-se na Polinésia. Ela é famosa por seus sítios arqueológicos que incluem as 900 estátuas monumentais, chamadas “moais”, criadas pelos habitantes durante os séculos XIII a XVI. Você deve se lembrar delas: são cabeças gigantes que ficam expostas em pedestais de pedra.
Longyearbyen é a capital administrativa e econômica do arquipélago de Svalbard, na Noruega. Está localizada na ilha de Spitsbergen e conta com 2144 habitantes. Você acredita que esta cidade é a mais ao norte do mundo? A cidade mineradora foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial e teve que ser reconstruída do zero. Aventure-se pela estrada de neve que leva até a cidade e aprecie as montanhas que a rodeiam. É de impressionar!