Tour virtual: 8 atrações turísticas em Malta para ver online
Conheça sítios arqueológicos, templos, fortes e museus sem precisar sair de casa.
Fotos: Shutterstock
Malta é um arquipélago pequenininho da Europa, bem abaixo da bota da Itália. Mas apesar de pequeno em território, é uma região rica em cultura e história. Por ali viviam civilizações antigas, com seus próprios rituais e culturas, que deixaram um legado arqueológico incrível. Essa história você encontra nos sítios arqueológicos, museus, templos antigos e fortificações militares espalhados pelas ilhas do país.
Ficou com vontade de conhecer esse destino? O Guia da Semana trouxe 8 points turísticos de Malta para você conhecer online. Confira:
Templo de Ġgantija
Ġgantija, ou "Torre dos Gigantes", é um templo megalítico em Malta. É um dos primeiros templos construídos no país – por volta de 3600-2500 aC. Segundo arqueólogos, e dada às figuras e estátuas encontradas no local, o templo foi centro de um culto que promovia a fertilidade. Por lá, ainda há um museu que explica a origem do templo e um pouco de sua história - veja aqui.
Malta, apesar de pequena, é repleta de sítios arqueológicos e museus onde seus achados são expostos para os turistas. Hagar Qim é um sítio arqueológico do país, escavado pela primeira vez em 1839. Muitos dos objetos retirados do local estão à mostra no museu da cidade de Valeta. Sua história data de 3200 a.C., quando as civilizações que povoaram Malta construíram grandes templos megalíticos que permanecem de pé, como o Tempo Hagar Qim. Para saber um pouco mais sobre essa história, confira o museu online aqui.
Construído entre 3300 e 3000 a.C., o Hipogeu de Hal Saflieni fica no subsolo – e acredita-se que o local seja uma necrópole, com restos de cerca de 7 mil pessoas num labirinto subterrâneo. Foi encontrada por acidente em 1902, quando trabalhadores de uma cisterna cavaram até o telhado. O primeiro nível encontra-se a dez metros abaixo do solo. Já o segundo nível possui um trabalho mais refinado de escavação, com salas de cor ocre. Por lá, foram encontradas estátuas arqueológicas que estão guardadas no Museu Arqueológico de Valeta.
Situados na cidade de mesmo nome, os Templos de Tarxien fazem parte de um complexo megalítico construído aproximadamente em 2800 a. C. Desde 1992, os templos megalíticos de Malta estão incluídos na lista do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.
O Forte de Santo Ângelo localiza-se em Birgu, Malta, e trata-se de uma grande fortificação com função militar. A data de sua construção é desconhecida, mas há textos romanos que dizem sobre um templo construído próximo ao forte.
A Għar Dalam é uma caverna com 144 metros de comprimento, localizada nos arredores de Birżebbuġa, Malta. De lá, pesquisadores encontraram restos fósseis de animais da última era glacial como elefantes, hipopótamos, cervos e ursos que viveram na região. O museu em que você encontra a réplica desses animais pré-históricos incríveis, você confere por aqui.
Localizado em Valeta, o Museu Nacional de Arqueologia conta com uma coleção de artefatos da pré-história, época dos fenícios e uma incrível coleção numismática. Seu acervo também possui artefatos encontrados nos sítios arqueológicos de Malta, com destaque para os templos de Mġarr, Ġgantija, Saflieni and Tarxien, que trazem a história e cultura das civilizações antigas que viviam por ali.
Outro tesouro de Malta são as catacumbas de São Paulo, galerias descobertas pelos arqueólogos em Rabat entre os séculos 3 e 8. O cemitério foi instaurado pelo Império Romano, que tinha como tradição enterrar pessoas fora das muralhas das cidades. Aventure-se pelas catacumbas pelo street view e veja o mundo subterrâneo de Malta.