Guia da Semana

Diversos artistas se reinventaram durante o isolamento social e criaram webséries sobre a quarentena nas redes sociais. De diferentes gêneros e formatos, as então "Instaseries" têm cada vez mais conquistado o público.

Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu 6 webséries imperdíveis para acompanhar nas redes sociais. Confira:

► “Se Eu Estivesse Aí”, com Débora Falabella e Gustavo Vaz

Foto: Jorge Bispo (via assessoria - Pombo Correio Assessoria de Imprensa)

No roteiro, escrito por Gustavo Vaz, um casal recém-separado e isolado pela pandemia global do COVID-19 tenta resolver o possível fim da relação através da troca de áudios pela internet. A imaginação dos personagens transforma cada mensagem sonora na sensação de presença de quem está distante, num encontro impossível com o outro que não está ali. Nas redes sociais dos artistas (@gustavo_vaz e @deborafalabellaofical), é possível acompanhar uma dramaturgia exclusiva para o Instagram, como fotos e textos trocados pelos personagens da trama, antes e durante a pandemia, reforçando o caráter transmídia do projeto. A websérie feita pela ExCompanhia de Teatro já está disponível no Gshow com todos os episódios.

Onde: Gshow


► “Quarentenados”, com Gabi Lopes, Isabella Santoni, Thalita Meneghim, Fabio Rabin, Gabriel Rocha e Maicon Rodrigues

A websérie conta a história de seis amigos que moram no mesmo prédio. Como não podem se ver durante a quarentena, decidem se encontrar todos os dias virtualmente, como um ritual. A história começa com a ideia de fazer uma festa de aniversário virtual. A gravação é toda remota e nem todo elenco se conhece pessoalmente. Com seis episódios no total, a trama é exibida todos os domingos, às 18h, nos IGTVs dos atores e da série:

Onde: instagram.com/quarentenadostv


► “NeuRose”, com Bruna Mascarenhas

Rose, personagem de Bruna, é cheia de neuras, que são afloradas com a quarentena. Ela gosta de dramatizar situações e vê dilema em tudo. Cheia de conflitos, a história é divertida e contada através dos pensamentos de Rose, que traz identificação do público com os seus questionamentos. No total são 8 episódios curtos e dinâmicos, disponíveis no IGTV da atriz:

Onde: instagram.com/brunamascarenhasbm


► “Call com Cleo”, com Amanda Azevedo

Foto: Divulgação (via assessoria - MCAtrês Assessoria em Comunicação e Marketing)

Cleo, interpretada por Amanda, é uma jovem que passa por um término de namoro na quarentena e então precisa se redescobrir e lidar com a nova situação. A cada episódio, Cleo faz uma videochamada com uma pessoa diferente em uma divertida missão de superar seu término. A história é contada em formato de monólogos e a outra personagem da chamada fica no imaginário de quem assiste. A linguagem é atual, leve e com doses de humor. O projeto levanta questões relevantes sobre a nossa relação com as redes sociais e o nosso comportamento diante da quarentena. Todos os oito episódios já estão disponíveis no IGTV da atriz.

Onde: instagram.com/callcomcleo


► “Da Janela”, com Toia Ferraz

A atriz interpreta uma mulher que vê os vizinhos através da sua janela, imaginando suas histórias, seus dramas e seus conflitos. Atores são convidados para interpretar os vizinhos e mostrar o outro lado da sua visão, como um outro ponto de vista. Cada janela conta uma história divertida. São três vídeos novos por semana, com diferentes personagens e atores convidados gravando em suas próprias casas. A websérie já conta com mais de 30 episódios disponíveis no IGTV da atriz:

Onde: instagram.com/toiaferraz


► “Do Seu Lado”, com Bruna Guerin e Gabriel Godoy

A websérie conta a história de Íris e Otto, que são vizinhos, mas se conhecem através de uma live. Eles, então, começam a conversar em encontros por chamadas de vídeos e assim compartilham a vida em dias de isolamento social. Outros personagens também entram na história mostrando seus conflitos e questões do momento atual. Tem episódio novo toda sexta-feira, às 21h20, no Instagram da série:

Onde: instagram.com/seriedoseulado

Por Lidia Capitani

Atualizado em 19 Ago 2020.